23 junho, 2013

SANTOS, Ary dos – O CRIME DE ABÔRTO. Lisboa, Livraria Clássica Editora : A. M. Teixeira & C.ª (Filhos), 1935. In-8º grd. (22,5cm) de 164 p. ; B.
Contém diversos quadros exemplificativos e estatísticos:
- Classificação dos meios abortivos (de acordo com o Dr. João Jacinto da Silva Corrêa).
- Médias de nascimentos legítimos por casamento [por país].
- Médias de nascimentos por 100 casamentos [por país].
- Crescimento vegetativo das grandes cidades.
- Natalidade em Lisboa : Septénio 1919-1925.
“Em Portugal, onde por via de regra as modas chegam quando lá fora já deixam de o ser, ainda ninguém veio a público – que eu saiba – defender a impunidade absoluta ou relativa ao abôrto. […] Que tenhamos conhecimento, nunca nas revistas da especialidade, nas lides dos congressos ou nos tratados de direito se ousou defender a impunidade do aborto, e nisso tem a intelectualidade portuguesa dado uma prova exuberante do seu fino quilate.
Na verdade, tão pobres são os argumentos dos que tem querido fazer consignar nas leis o direito ao aborto, que não podem deixar de se aplaudir todos quanto, desprezando a vã glória que adviria do escândalo e da primasia da novidade entre nós, tem fugido duma orientação que, além de errada, é sumamente perigosa nas suas mediatas e imediatas conseqüências sociais. Temos pois – sincera e gostosamente o dizemos – que seguir na retaguarda dêsse movimento é estar na vanguarda do progresso, visto que o progresso, em ciência, moral e política, não é necessariamente tudo quanto seja novo, senão tudo quanto seja verdadeiro. Não basta, porém, não enfileirar nas hostes dos defensores da impunidade; é preciso fazer parte do exército aguerrido dos seus perseguidores, que os tempos são de acção e não de omissão.”
(excerto do texto)
Alfredo Ary dos Santos (1903-1975). Advogado lisboeta. Politicamente, definia-se como de estrema direita. Publicou diversas obras de índole jurídica sobre temas sociais e outros, e o polémico D. Quixote Bolchevick sobre a Guerra Civil de Espanha.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Discreto carimbo de livraria no canto inferior dto da f. rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário