13 agosto, 2013

AS EXECUÇÕES CAPITAIS EM PORTUGAL NUM CURIOSO MANUSCRITO DE 1843. Apresentação e notas de António Braz de Oliveira. Lisboa, Biblioteca Nacional, 1982. In-fólio de 19, [1] p. (num. p. 109-127) ; il. ; B. Separata da Revista de Biblioteca Nacional, N.º 1
Ilustrado em página inteira com fac-símile da primeira página do Manuscrito.
"Decano da ex-polícia preventiva, como no final do manuscrito se refere, António José da Conceição terá contactado de perto com alguns dos sentenciados e sido testemunha directa (visual) de algumas das execuções. [...] A redacção do manuscrito, deverá ter-se situado por volta do ano de 1843. [...] Aqui fica, pois, a nossa apresentação da Breve notícia de diversas execuções capitais em Portugal desde 1326 a 1843, de que foi autor António José da Conceição."
(excerto da apresentação)

1326
É degolado em Lisboa, por traidor, João Afonso, irmão natural de D. Afonso IV.

1603
É enforcado e esquartejado o padre-mestre frei Estevão Caveira de Sampaio, por querer introduzir em Portugal como rei D. Sebastião, o calabrês Marco Túlio.

1758
Padecem morte atroz o Duque de Aveiro, Marqueses de Távora e outros, por conspiração contra El-Rei D. José.

1761
É garroteado, como herege, o padre Gabriel Malagrida.

1772
É enforcada Isabel Xavier Clesse, por deitar um clister de água-forte a seu marido que, segundo um comentador, ficou de perfeita saúde.
Neste mesmo ano foi atenazada pelas ruas públicas, tendo as mãos cortadas em vida e sendo garroteada e queimada, Luísa de Jesus, por ir buscar expostos à Misericórdia de Coimbra para criar, matando-os e enterrando-os para lhes roubar o enxoval. Acharam-se enterrados 33 cadáveres e a ré confessava haver garroteado 28
Morrem também enforcados diversos escravos que mataram seu senhor João da Fonseca.

1773
É queimado vivo Alexandre Franco Vicente, armador da Patriarcal de Lisboa, por lançar por vezes fogo à igreja para encobrir os seus furtos.

1775
É atado a quatro cavalos, arrastado, despedaçado, depois de ter as mãos cortadas e, por fim, queimado, João Baptista Pele, acusado de atentar contra a vida do Marquês de Pombal.

1808
É fuzilado o português Jacinto Correia, por ordem do General francês Loisson, por ter matado com uma foice dois soldados franceses. Também é arcabuzado Macário José, por haver morto três soldados franceses.

1817
São supliciados como réus de lesa-magestade e alta traição, o Tenente-General Gomes Freire de Andrade e onze companheiros, estes no campo de Santa Ana e Gomes Freire na Torre de S. Julião.

1838
É fuzilado, como chefe de guerrilha, o Remechido, José Joaquim de Sousa Reis, no Algarve.

(transcrição de algumas execuções)

Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário