25 agosto, 2013

COSTA, J. C. Rodrigues da - JOÃO BAPTISTA : gravador português do século XVII (1628-1680). Contribuição para a História da Gravura em Portugal. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1925. In-4.º (23,5cm) de 15, [1], 222, [2] p. ; [22] f. il. ; [1] mapa desdob. ; E. Col. Subsídios para a História da Arte Portuguesa, XIX
1.ª edição.
Ilustrado em extratexto sobre papel couché com fac-similes de gravuras, portadas e a reprodução, em mapa desdobrável, das Linhas de Elvas. 
João Baptista foi um gravador português do século XVI, um dos pioneiros a dedicar-se à gravura artística sobre metal.
O estudo que se segue, sobre a vida e obra deste pouco conhecido gravador português, foi desencadeado pela descoberta casual e compra, em Roma, pelo Ministro de Portugal na capital italiana, Dr. Eusébio Leão, de uma chapa de cobre aberta em buril, do plano militar de Elvas no tempo da restauração. "O aparecimento da referida chapa, escreveu Rodrigues da Costa, «é um facto valioso e interessante, tanto sob o ponto de vista histórico, como artístico...»"
João Carlos Rodrigues da Costa (1843-1917). “Nasceu em Lisboa, em 1843, onde faleceu, em 1917. Foi general-de-divisão da arma de Artilharia. Escritor, jornalista e deputado, foi professor do Colégio Militar das disciplinas de Ciências Naturais, Química e Física, Comandante da Escola Prática de Artilharia, Governador Militar de Elvas e responsável pelo comandando superior do Campo Entrincheirado de Lisboa.
Fez parte da sua carreira na Terceira (1868-1872) e foi em Angra do Heroísmo que iniciou a sua actividade como jornalista, na qual se distinguiu toda a vida. Em Lisboa, voltou a distinguir-se no jornalismo, na qualidade de redator da Revolução de Setembro, de que veio a ser director. Foi também diretor da Sociedade de Geografia e primeiro presidente da primeira Associação de Escritores e Jornalistas, de que foi co-fundador; foi membro das comissões para as comemorações dos centenários de Camões, do Descobrimento da Índia e da Guerra Peninsular.”
Encadernação em meia de pele com dourados sobre rótulo na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário