09 agosto, 2013

ROMA, Bento Esteves – OS PORTUGUESES NAS TRINCHEIRAS DA GRANDE GUERRA. Palestra feita na Escola Militar em 15 de Maio de 1920 em propaganda da “Aldeia Portuguesa” na Flandres. [Prefácio de Leal da Câmara]. Lisboa, Cruzada das Mulheres Portuguesas, 1921. In-8.º (20,5cm) de [12], 58, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Capa (fotografia): O capitão Roma, em setembro de 1918, á porta da sua barraca no campo de Breesen em Meklembourg (Alemanha).
“A Conferencia do Major Bento Roma, não precisava de prefacio.
Ella é a confissão de um heroi português que as circunstancias colocaram no local e na hora maxima que sintetiza o nosso esforço na grande guerra.
Bento Roma foi um d’esses valentes que suportaram a avalanche alemã em La Couture no momento em que toda a linha aliada vergou e se quebrou em varios pontos, ao embate da força inimiga, tão formidavel.
O esforço português dignificou-se n’esse dia em que se demonstraram, uma vez mais, na historia das coisas portuguesas, o valôr da raça magnifica que tem direito á eternidade e os inumeros vicios consequentes das taras politiqueiras que deixaram um punhado de portugueses, atirados a terras extrangeiras, abandonados a si mesmo, talvez para melhor demonstrarem o que valiam como individuos representativos de uma Raça, mas o pouco que representavam de segurança e de certeza militar.
Foi a grande tragedia do 9 de Abril que tocou a rebate na consciencia nacional e que marcou com largas manchas de sangue, aquêle bocado de França, que foi um Portugal de emprestimo, no qual se bateram tão valentemente os nossos soldados.”
(excerto do prefácio)
Coronel Bento Roma (1884-1953). Militar português, major à época da publicação do presente livro. Integrou o CEP na Flandres, durante a 1ª Guerra Mundial, onde  foi distinguido por actos de bravura. Feito prisioneiro na Batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918, seria libertado após o armistício.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Carimbo de posse na f. anterrosto. Lombada restaurada com fita gomada.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário