24 agosto, 2016

100 ANOS : SOCIEDADE MUSICAL E RECREATIVA UNIÃO SETUBALENSE. Fundada em 22 de Março de 1899. [Coordenação e texto de Luísa Araújo]. [S.l.], [s.n. - SIG - Soc. Ind. Gráfica, Lda, Camarate], 2004. In-fólio (31cm) de 352, [4] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Monografia sobre a União - popular agremiação setubalense - em esmerada edição de prestigio, certamente com tiragem reduzida, comemorativa do seu centenário. Impressa em papel de superior qualidade e muito ilustrada a p.b. e a cores na maioria das páginas que compõem a obra.
Contém uma dedicatória de oferta assinada por um membro da direcção da Sociedade Musical.
"Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, história na história de Setúbal e do nosso país. Uma história que acompanhou o que de melhor e o que de mais terrível viveram os trabalhadores, o povo, as instituições. Uma história sempre mais recordada de alegrias, de orgulhos por aquilo que é seu e é de todos.
Episódios. Contam-se alguns e muitos outros ficam por contar. Quantos se perderam no tempo? As pessoas não são eternas e não pensaram que um dia alguém se lembraria de as recontar. Conhecem-se trabalhos que sistematizam elementos da história da União. Agora é a União Setubalense que escreve a sua própria história, tal como foi prometido na Sessão Solene do 1.º Centenário.
A pesquisa que apresentamos tem agora este ponto de chegada e ele próprio é um ponto de partida."
(excerto da introdução - 100 anos de história contada)
Índice:
- Introdução : 100 anos de história contada. - Setúbal no século XX. - Origens, Constituição e Apresentação do SMRUS. - Estandartes. - Sócios. - Estatutos. - Corpos Gerentes. - A Banda. - O Hino. - Sedes. - Pela União uma grande embaixada da sublime arte do canto. - Relações entre colectividades. - Bailes. - Música na União. - Grupo Cénico. - Círios e outras festas religiosas. - Solidariedade e Beneficência. - A Marcha da União. - Danças de Salão e outras Modalidades Desportivas. - Aniversários. - Ficha Técnica.
Encadernação cartonada do editor reproduzindo partitura antiga sobre fundo branco.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário