28 agosto, 2016

ALBUM AFONSO COSTA. Lisboa, Tipografia Moderna, 1912. In-8.º (22,5cm) de 30, [14] p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Album de homenagem a Afonso Costa, concebido e publicado pouco tempo após a revolução de 5 de Outubro, em clima de grande entusiasmo e fervor republicano. Reúne um vasto conjunto de testemunhos de conhecidas figuras republicanas, admiradores do estadista, com "pensamentos e juízos críticos sobre a obra política do valoroso autor da lei da separação das igrejas do Estado."
Ilustrada com três estampas extratexto: o retrato do homenageado, da autoria de Cristiano de Carvalho, e duas fotogravuras do tinteiro artístico concebido por João da Silva, e entregue a Afonso Costa na sessão solene na Sociedade de Geografia em 17 de Setembro de 1911.
"Ilustre cidadão:
A vossa extraordinaria obra politica, tão vasta, tão profunda e tão humana, é o produto d'uma superior organisação mental e revela altissimas qualidades de estadista e de reformador poderoso, ao mesmo tempo que põe em scintilante destaque o patriota ardente, que estremece o seu paiz, para o qual procura um logar entre as nações cultas, livres, dignificadas pelo trabalho e por uma moral sã.
Caracterisadamente democratica, essa obra realisa as mais queridas aspirações do povo revolucionario, que vos tributa um entranhado amor, porque em vós vê o supremo defensor dos bons principios republicanos, em cuja defeza sempre haveis lutado sem entibiamentos nem hesitações. E tem razão o povo: ele vê-vos sempre grande, sempre audaz, sempre nobre e epico nas pugnas em prol dos ideaes para cujo triunfo se fizeram as jornadas de 4 e 5 d'Outubro."
(excerto da mensagem da Comissão Organizadora)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta importantes falhas de papel na margem lateral; a necessitar de restauro.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário