02 agosto, 2016

FALCONE, Giovanni & PADOVANI, Marcelle - COSA NOSTRA : O Juíz e os «homens de honra». Tradução de J. Machado Maia. Lisboa, Difel, 1992. In-8.º (22,5cm) de 167, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Cosa Nostra - a Máfia - violenta organização criminosa originária da Sicília, Itália, com múltiplas ramificações internacionais, e responsável por inúmeros crimes financeiros e de sangue. A presente obra foi publicada poucos meses após a morte do Juíz Falcone, vítima de cobarde atentado perpetado pela máfia siciliana.
Livro ilustrado no texto com diversos quadros, e o diagrama da estrutura organizacional da Cosa Nostra.
"Depois de onze anos passados no escritório-fortaleza do Palácio de Justiça de Palermo, o juíz Falcone, figura mestre da luta anti-máfia, conta a sua guerra ao mesmo tempo que o duro quadro da organização, expurgado da sua legenda, da sua verdade mais violenta.
Para combater eficazmente a Cosa Nostra, foi-lhe necessário primeiro compreendê-la «no interior», descobrir o sentido de cada palavra, de cada gesto, relacioná-la com esse todo de uma implacável racionalidade que constitui o mundo mafioso. Como uma partitura que decifraria para nós, Giovanni Falcone descobre os modos de funcionamento, os valores, as finalidades, os códigos de linguagem da Cosa Nostra. Engenhosamente retranscrita por Marcelle Padovani, é uma magistral lição de semântica mafiosa que ele nos dá.
Para entender a voz dos arrependidos, para compreender a organização do sistema de poder e de lucro da Cosa Nostra, para sentir as contiguidades que ele conserva com a sociedade siciliana, para viver de perto a sua violência, entra-se progressivamente no coração do problema: a existência face ao Estado, de um Estado-Máfia.
Pouco antes da publicação deste livro, precisamente em 23 de Maio último, o juíz Giovanni Falcone sucumbiu a um atentado da máfia, que colocou no seu carro blindado uma tonelada de explosivos activada por controlo remoto.
Apesar de "marcado" pela máfia, pois era considerado o seu "inimigo número um", a chocante notícia surpreendeu todos quantos conheciam o cuidado sempre posto em onze anos no combate à Cosa Nostra e o respeito que inspirava a todos os membros da organização, pela humanidade, correcção e respeito com que os tratava quando procedia às investigações e inquéritos que concluíram com a condenação e prisão de muitos deles.
Toda a acção desenvolvida pelo juíz Falcone contra a máfia é habilmente relatada pela jornalista Marcelle Padovani neste interessante livro, em que o juíz, profundo conhecedor da organização, dos seus métodos e dos seus membros, transmite, com uma grande riqueza de pormenores, o seu funcionamento, poderes, violências e até influências políticas.
Terá sido isso que levou a máfia a assassiná-lo tão barbaramente? Terá sido o que nos conta neste livro a razão da sua morte?..."
(apresentação)
Matérias:
Prólogo: O método Falcone. Aviso. I - Violências. II - Mensagens e mensageiros. III - Contiguidades. IV - Cosa Nostra. V - Perdas e lucros. VI - Poderes. Anexos.
Encadernação inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Ligeiramente aparado e carminado à cabeça.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário