22 agosto, 2016

GOMES, A. Luiz - PRESENÇA DE ALBERTO MAC BRIDE. Conferência realizada na Sala Nobre da LIGA DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA em 29 de Abril de 1953. [Prefácio de Júlio Dantas]. Lisboa, [s.l. - imp. nas Oficinas gráficas de Ramos, Afonso & Moita, Lda. - Lisboa], 1953. In-4.º (25,5 cm) de 57, [7] p. ; [8] p. il. ; B.
1.ª edição.
Homenagem a Alberto Mac-Bride, médico português que integrou o C. E. P., em França.
Obra ilustrada em separado com fotogravuras de diversas ocasiões em que o homenageado esteve presente.
"Dois sentimentos me conduziram a esta nobre Casa-Lar dos Combatentes da Grande Guerra - o sentimento de enternecida devoção que por ela sempre sentiu a figura ilustre que procurarei descrever, e o meu próprio sentimento - de respeitosa gratidão como português pela acção meritória e heróica daqueles que combateram denodadamente nas Terras da Flandres e na nossa querida terra de África - nossa Pátria também. [...]
Mas mais do que o amor de Mac Bride à Liga, explica e impõe que neste recinto se fale dele, da sua vida e da sua obra, do seu exemplo e das suas virtudes é o espírito de combatente, através de tudo - na mocidade, na vida prática, no meio social!
Quando o dever militar o chamou para se incorporar no Corpo Expedicionário Português a França, nenhuma dúvida, nenhuma perturbação, nenhuma hesitação passou pelo seu espírito e pela sua alma! [...]
Partir para a guerra, reunido a outros médicos distintos, camaradas e amigos, não podia deixar de ser grato ao seu patriotismo, ao seu modo de pensar, ao seu carácter!"
(Excerto da Conferência)
Alberto Mac-Bride (1886-1953). "Nasceu em Lisboa a 11 de Setembro de 1886. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1909), tendo feito nessa altura uma notável dissertação sobre o síndrome de Litle. Fez parte do CEP (1917-1919), como adjunto dos serviços de saúde do QGB foi destacado nos hospitais militares ingleses, canadiano e como chefe de cirurgia no hospital da base n.º 1 em Ambleteuse.
Foi director da Associação dos Médicos, Membro do Conselho Geral da Ordem dos Médicos (1939-43) e Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. Condecorado com a Medalha Militar de Ouro de Serviços Distintos em Campanha; a Medalha de Prata de Campanhas do Exército Português, a Medalha da Vitória Military Cross, o Grau de Cavaleiro da coroa da Bélgica e comendador da Ordem de Santiago."
(Fonte: ihc.fcsh.unl.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário