08 agosto, 2016

MAIA, Francisco d'Athayde Machado de Faria e - VENCIDO : romance. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira, 1914. In-8.º (19cm) de 224 p. ; E. Colecção Antonio Maria Pereira, 87
1.ª edição.
Obra constituída por um romance histórico, que preenche a quase totalidade do livro, e três pequenos contos.
A acção do romance decorre na última década do século XIX, em Coimbra e arredores, num ambiente universitário de grande exaltação, entre protestos e rebeliões, que culmina no malogrado golpe de 31 de Janeiro de 1891, na sequência do Ultimatum inglês.
"Fôra numa tarde triste de outomno que elle a vira pela primeira vez.
Sahira a passear pelos campos que, como um lindo diadema de verdura, cingem apertadamente a poetica e lendaria Lusa Athenas.
O tempo estava sereno, mas triste e sombrio. Era uma destas tardes de outomno em que a natureza, preparando-se para o longo luto do inverno, tem a suavidade triste duma proxima viuvez. As folhas das arvores cahiam lenta lenta e desoladoramente. Os ramos seccos e nús, erguidos para o céu, como braços esqueleticos, pareciam implorar socorro. As heras, enlaçando-se estreitamente aos troncos despidos de verdura, pareciam, num abraço meigo, querer consolá-los da sua desolação, aconselhando-lhes resignação. Os choupos que ladeavam o rio já não tinham a mesma altivez e os salgueiros dobravam-se na saudosa e muda contemplação do Mondego, parecendo relembrar o tempo em que elle corria limpo e crystalino e não  escuro e turvo como agora.
Absorvido na contemplação da paisagem tão bella, nesse tom melancolico da tarde, fôra caminhando sem attender a que se afastava demasiadamente da cidade. Estava, talvez, a uma legua de Coimbra quando o tempo se toldou subitamente e grossa bagas de agua começaram a cahir, a principio espaçadamente, depois a mais e mais, ameaçando converterem-se, em breve, em contínua e violenta chuva."
(excerto do Cap. V)
Francisco de Ataíde Machado de Faria e Maia (Ponta Delgada, 1876-Ponta Delgada, 1959). “Foi um intelectual, jornalista e historiador açoriano. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1901), foi inspector escolar, professor liceal e político. Entre outras funções, presidiu à Câmara Municipal de Ponta Delgada e foi senador eleito para o Congresso da República. Deixou publicada uma extensa obra historiográfica. Nos seus tempos de estudante conviveu com alguns dos futuros vultos da cultura portuguesa, entre os quais Teixeira de Pascoaes e Afonso Lopes Vieira."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação editorial da Parceria com ferros gravados a ouro e a negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
15

Sem comentários:

Enviar um comentário