12 agosto, 2016

PRISCA : narração historica do reinado de Claudio : primeiro seculo da era christã. Traduzido do italiano. Rio de Janeiro, B. L. Garnier, Livreiro Editor : Paris, E. Belhatte, Livreiro, 1879. In-8.º (18cm) de [4], XI, [1], 448, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Romance histórico sobre Santa Prisca, mártir do século I da nossa era. Desconhece-se a identidade do autor, assim como do responsável pela tradução. A Biblioteca Nacional não tem catalogado nenhum exemplar na sua base de dados.
"A vida que escolhemos em primeiro logar, he a da Virgem Martyr S. Prisca, nobre Romana, descendende da nobre familia cujo nome herdou; familia não só senatoria, mas consular, tendo mesmo seo Pai duas vezes desempenhado cargo durante o imperio, ella teve a fortuna de ser baptisada pelo Principe dos Apostolos e primeiro Santo Pontifice, S. Pedro. Soffreu o martyrio, talvez mais cruel do que nenhuma outra Virgem depois padecesse, e na tenra idade de treze annos.
Duas causas decidiram esta escôlha, ambas plausiveis. A primeira que se infere da historia e monumentos que nos restão, he ser ella a Protomartyr não só de Roma, mas da Igreja Romana. O que dá logar a descrever o principio desta Igreja á universalidade dos fieis agora ignorantes, os costumes gentilicos de Roma, e o contraste com os dos Christãos primitivos; de que resulta sobresahir melhor o heroismo desta Menina, que foi depois o exemplo das illustres virgens que floresceram nos tres seculos seguintes, as Bonosas, as Cecilias, Martinhas, Domitilias, Ignez, e outras semelhantes, e não teve Prisca antes de si exemplo que seguir. [A segunda causa tem que ver com o desencanto do autor por, em Roma, não estar assinalada a igreja de Santa Prisca e, encontrado o monumento, ter constatado a sua degradação.].
Conservaremos a excatidão historica; e referiremos os factos como então se passaram, e quando faltarem documentos individuaes, nos cingiremos aos geraes daquella epocha, sendo certo que a Protomartyr, podemos dizer a Primogenita da Igreja Romana, teria escrupulósamente executado as leis ecclesiasticas então em vigor."
(excerto da introdução)
"A 24 de Janeiro havia tres dias que Roma inteira exultava em festas e rogozijos por causa das honras de Augusto. Jogos, divertimentos, corridas, torneios, espectaculos de gladiadores, combates de féras, distribuição de pão, de dinheiro, outras dadivas havião embriagado a feroz plebe romana. O amphitheatro erigido expressamente para a festa, apezar de mui extenso, na ultima manhã estava todo cheio. Cedo entrou Augusto Caio Caligula, com séquito de senadores e libertos, contra seo costume, mostrava-se jovial e affavel; estrondósos vivas e palmas o acolhêram."
(excerto do Cap. I, Scenas de Roma (Era christã anno XLI))
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário