20 agosto, 2016

SILVA, Dr. Eduardo - CURAS MARAVILHOSAS. Realizadas pelo... Estados Unidos do Brazil. S. Paulo, Typographia da Industrial de S. Paulo, 1899. In-4.º (23cm) de 238, [2] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de reflexões e testemunhos explicativos das curas milagrosas operadas por Eduardo Silva, súbdito inglês, natural de Gibraltar (n. 1843). Engenheiro de minas de profissão, chegou ao Brasil em 1891. Aplicou curativos desde muito novo a membros da sua família por meio de "fricções ou fomentações". Entusiasmados com a sua "arte curativa", alguns amigos incentivaram-no a abrir consultório em S. Paulo, Brasil, algo que viria a fazer em 1894, com sucesso assinalável.
Livro ilustrado no texto e em separado.
"Quem não terá ainda ouvido fallar nesta capital do homem que cura sem intervenção de medicação de qualidade alguma, e sem outro meio que não seja o de passes fuidicos sobre os enfermos.
De dia a dia cresce sua influencia, tão mais notavel e admiravel, que não é só nas classes ignorantes mas muito proninciadamente nas camadas sociaes de preparo intellectual sufficiente ppara ajuizar dos factos observados que não se tracta de um especulador, mas de um homem extraordinario cujo poder desconhecido se manifesta incontestavel pelas innumeras curas que tem realisado."
(Dr. Eduardo Silva, por Matheos da Silva Chaves Junior)
"De boamente accedo ao honroso convite de traçar algumas linhas que sirvam para apresentação deste opusculo.
Limitar-me-ei a pouco mais do que mencionar o objectivo da sua publicação.
Não traz ella a pretenção de um systema e, ainda menos, a de um corpo de doutrina; visa modestamente a archivar subsidios de regular importancia para um estudo que já começa, finalmente, a ser feito pelos homens competentes.
Como verá o leitor, as paginas que se seguem registram, em sua primeira parte, sob a responsabilidade de nomes conhecidos, alguns ensaios para a explicação dos estranhos phenomenos therapeuthicos operados nesta capital, analogos, quanto a sua natureza, a outros que têm ultimamente attrahido a attenção de notaveis investigadores scientistas. [...]
Tenho para mim que alguns dos factos produzidos são o resultado therapeutico dos proprios fluidos do Dr. Eduardo Silva; outros, porém, são consequentes da poderosa faculdade mediaminica, de que elle é dotado.
Taxem, embora, de mystica ou derisoria em fface da sciencia positiva, essa hypothese é a unica que póde explicar de modo comprehensivel e satisfactorio todos os factos a que nos temos referido, e que, sem ella, continuarão a ser problemas impenetraveis e insoluveis."
(Introducção, por J. L. de Almeida Nogueira, Lente cathedratico da Faculdade de Direito de S. Paulo)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa frágil com defeitos - alguns escritos e falhas de papel. Sem contracapa.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário