24 setembro, 2016

GUIMARÃES, Acacio da Silva Pereira - HISTORIA DA GEOGRAPHIA : a epopeia geographica dos portuguezes durante os seculos XV E XVI. Por... Lisboa, Typographia de «A Editora», 1904. In-8.º (21cm) de 113, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Assinatura possessória na f. rosto de Fran Paxeco, conhecido diplomata, escritor e jornalista português.
Interessante peça bibliográfica henriquina sobre os descobrimentos.
"Levou seculos a descoberta de Terra.
Desde o despontar das civilisações até á hora actual, o homem, na sua ancia legitima de conhecer o planeta que habita, viajou, sondou, perscrutou e ainda não conseguiu desvendar os mysterios de todos os continentes e os segredos de todos os mares. Houve porém uma epocha em que a sua phantasia, sobreexcitada, creou lendas e mêdos e forjou obstaculos que, por serem imaginarios, nem por isso deixaram de constituir um serio embaraço ao desenvolvimento dos progressos geographicos. Durante muito tempo, a edade media, espavorida pelos terrores do Mar Tenebroso, não ousara affrontar o terrivel Bojador, o Cabo que Deus, ao organisar o Mundo, tinha posto como sentinella vigilante encarregada de vedar o accesso das regiões interdictas ao conhecimento humano.
Na scena da Historia apparecera entretanto um povo, humilde pela pequena porção de territorio que para si conquistara, mas grande pela energia da sua vontade e pelo esforço do seu coração. Sonhador e audaz, aventuroso e crente, realisou a maior empreza geographica conhecida; e, porque desfez as lendas e subjugou os mares, porque poz em contacto as nações cultas do acanhado Mundo antigo com a enorme multidão das raças ainda ignorantes e ignoradas da quasi totalidade do orbe, foi o grande missionario da luz e o obreiro mais gantesco da civilisação moderna."
(excerto da introdução)
Matérias:
I - Os conhecimentos geographicos dos povos antigos. II - A primitiva geographia medieval dos padres da Igreja - Influencia dos Arabes, dos Normandos e das Cruzadas nos progressos da geographia. III - A descoberta da Asia - Marco Pólo - Os geographos do seculo XIV. IV - O Infante D. Henrique. V - O caminho da India. VI - Fernão de Magalhães. Conclusão.
Encadernação inteira de percalina com título a seco e a ouro na pasta frontal. Sem capas de brochura.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário