26 outubro, 2016

COUTINHO, Antonio Xavier de Pereira - RUDIMENTOS DE AGRICULTURA. (Leituras para as Escolas Primarias). Illustrado com 154 gravuras intercaladas no texto. Por... Agronomo, Socio effectivo da Academia Real das Sciencias, Lente de Botanica na Escola Polytechnica e no Instituto d'Agronomia e Veterinaria. Paris : Lisboa, Aillaud & C.ta, [1903?]. In-8.º (18cm) de 138, [2] p. ; il. ; C.
1.ª edição.
Compêndio inovador para a época. O ensino da agricultura nos bancos das escolas na aurora do século XX. Muito ilustrado nas páginas do texto.
"Vae ser tentado o ensino rudimentar da agricultura, nas nossas escolas primarias. A vantagem d'este ensino não poderá ser posta em dúvida por ninguem que conheça o papel representado no nosso país pela agricultura: incomparavelmente a primeira das industrias portuguesas.
Para as crianças, tão avidamente curiosas e perguntadoras, deve elle ter particular attractivo. Para as crianças das grandes cidades, que pouco ou nada conhecem dos trabalhos do campo, dá-lhes a explicação e a origem de um sem numero de factos ignorados, que se prendem com as necessidades mais triviaes da vida, taes como a alimentação e o vestuario; para as crianças dos campos, que são o maior numero, o interesse ainda deve augmentar, por isso mesmo que encontram, promiscuamente, cousas mais ou menos familiares com outras que lhes rasgam mais largo horisonte."
(excerto do prefácio)
Matérias:
Programa official. Prefacio. Introducção - 1.º O que é a agricultura. 2.º A agricultura e o commercio.
I - A planta - 3.º O corpo da planta. 4.º Partes da planta que mais se aproveitam. 5.º As plantas más.
II - A terra - 6.º As terras diferentes. 7.º Como se melhoram as terras.
III - Os estrumes - 8.º Como comem as plantas. 9.º Os estrumes e os adubos.
IV - A cultura dos campos, das hortas e jardins - 10.º O trigo. 11.º O milho. 12.º As batatas, os legumes, o linho e os prados. 13.º As hortas e jardins.
V - A cultura das arvores - 14.º As arvores de fruto. 15.º As arvores silvestres.
VI - A cultura da vinha - 16.º A vinha. 17.º As doenças da videira.
VII - Os animaes da agricultura - 18.º Os animaes de pello. 19.º As gallinhas. 20.º O bicho da seda. 21.º As abelhas. 22.º Os insectos máus.
VIII - As artes do agricultor - 23.º O azeite. 24.º O vinho. 25.º A manteiga e o queijo.
IX - As contas do agricultor.
Encadernação cartonada do editor com gravura a p.b. de trabalho campestre na pasta frontal.
Exemplar em razoável estado geral de conservação. Envelhecido; pastas com defeitos. Desenhos ao longo da obra preenchidos com lápis de cor, por certo, por mão infantil.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário