11 outubro, 2016

MELO, Henrique de Sousa e - O CAMINHO DOS HERÓIS : romance. [S.l.], Edição do Autor, 1950. In-8.º (19cm) de 179, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Romance histórico sobre a invasão de Timor pelas forças japonesas, em 1942, no contexto da 2.ª Guerra Mundial, e a resistência que lhes foi movida por um punhado de portugueses e timorenses.
"Dedico este livro aos heróis desconhecidos de Portugal, àqueles que sentindo brotar do peito a chama sagrada do patriotismo, souberam, sem esperança de qualquer recompensa, dignificar a terra que lhe deu a luz." (dedicatória do autor)
"Raimundo apertou a fivela do capacete e camuflou-se com ramos verdes. Escondia-se, absolutamente invisível, no cimo de uma grande árvore. Ajustou o binóculo aos olhos ansiosos e espreitou num rodar de lentes.
A quinze quilómetros avistava Dili ainda perdida nas últimas névoas daquele dia 22 de Fevereiro. Tudo parecia calmo. Na baía pôde distinguir alguns barcos de guerra nipónicos.
Na noite anterior o rádio anunciara, de Camberra, que não recebiam informações algumas de Timor o que levava a crer que todas as comunicações jaziam cortadas. Timor capitulara! Só da parte holandesa de Timor viera alguma coisa de favorável: para-quedistas japoneses haviam sido aniquilados ao descer nos arredores de Koepang e uma parte das forças desembarcadas fora feita prisioneira. Porém não se esperava que os holandeses resistissem mais de três ou quatro dias."
(excerto do Cap. II)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas apresentam manchas de oxidação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário