02 outubro, 2016

VASCONCÉLLOZ, Prof. Dr. António de - REAL CAPELLA DA UNIVERSIDADE. (Alguns apontamentos e notas para a sua história). Coimbra, Imprensa da Universidade, 1908. In-4.º (24 cm) de 263, [1] p. ; [3] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Edição de prestígio sobre a capela da Universidade de Coimbra, totalmente impressa sobre papel couché. Ilustrada no texto com bonitas capitulares, desenhos em várias cores e fotogravuras, e com três estampas em separado.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
"O presente opúsculo não foi escrito com pretensões literárias, nem tampouco houve o intuito de nelle se produzir um trabalho histórico definitivo. Nada disso.
No desempenho do seu cargo de director do archivo de Universidade, o obscuro autor destas linhas tem ali encontrado bastantes referências e documentos desconhecidos, relativos à real capella universitária. Encarregado por outro lado, ha seis annos, da direcção da mesma real capella, tem tomado conhecimento dos serviços, do pessoal e do material deste estabelecimento, e ao mesmo tempo tem recolhido interessantes tradições, prestes a perderem-se."
(excerto do preâmbulo)
"Remonta aos inícios da nacionalidade portuguêsa a fundação da capella real de S. Miguel nos paços da Alcáçova em Coímbra. Assentando nesta cidade a sua residéncia habitual, el-rei D. Affonso Henríquez erigiu no seu próprio palácio uma capella, onde quotidianamente se celebrasse o Sacrifício eucarístico, e se recitassem privadamente as horas canónicas, para satisfação da piedade de el-rei e da régia família."
(Excerto da Cap. I, A capella real de S. Miguel em Coimbra)
Índice
:
I - A capella real de S. Miguel de Coimbra. II - Edifício e objectos de culto. III - Actos do culto. IV - Pessoal e seus vencimentos.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada frágeis, com defeitos. Apresenta mancha de humidade antiga, na parte inferior do livro (sem afectar a mancha tipográfica), transversal a toda a obra.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário