30 novembro, 2016

VASCONCELLOS, João de Carvalho e - A COPRA. Subsidios para O estudo das copras das nossas Colonias. Relatorio final do curso de engenheiro-agronomo, apresentado ao Conselho Escolar do Instituto Superior de Agronomia. Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira & C.ª (Filhos), 1925. In-8.º (19 cm) de 125, [3] p. ; il. ; E. Col. Pequenas Fontes de Riqueza, XXIII
1.ª edição.
Primeiro trabalho do autor. Trata-se de um importante estudo sobre o derivado mais relevante do coco - a copra, que é a polpa ou miolo de coco, seco e dividido em bocados.
Ilustrado no texto com tabelas, desenhos esquemáticos e fotogravuras a p.b.
"Das plantas de flora tropical é sem duvida o coqueiro (Cocus nucifera, L.) uma das mais interessantes pelas numerosas utilidades que nos fornece. Por este motivo esta palmeira tem sido designada com o nome de «Rei da Flora Tropical», por alguns dos eminentes tratadistas das plantas tropicaes. [...]
Tenho eu agora o ensejo de apresentar mias detalhadamente no que diz respeito ás nossas Colonias o estudo que fiz dum dos mais importantes productos do coqueiro - a copra - no trabalho que me serviu de relatorio final do curso de engenheiro-agronomo no Instituto Superior de Agronomia..."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
I - Estudo do fruto do coqueiro. II - Produção e colheita. III - A copra. IV - Manteiga de coco. V - Bagaço de coco. VI - Coco ralado. VII - Estudo comparativo de algumas copras das nossas Colonias. VIII - Dados estatisticos sobre o comercio e produção de copra nas nossas Colonias.
João de Carvalho e Vasconcelos (1897-1972). "Nasceu em Lisboa, em 17 de Novembro de 1897. Faleceu em Lisboa a 25.02.1972. Curso completo dos liceus. Curso de Engenheiro-Agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia. Possui todas as cadeiras do curso de Silvicultura e de engenheiro agrónomo colonial. Engenheiro-Agrónomo do quadro do Ministério da Agricultura. Adjunto da 8ª Secção da Estação Agrária Nacional. Delegado do Governo e presidente da União Vinícola Regional de Carcavelos. Grupo de trabalho de forragens da Comissão Nacional da F. A. O. Professor Auxiliar (1931), Professor Catedrático (1944) e Professor Jubilado (1967) do Instituto Superior de Agronomia. Cadeiras que regeu: Botânica Agrícola. Thrematologia. Botânica Sistemática e Fitogeografia. Desenho Organográfico.” Pertenceu a diversas Sociedades Científicas. A sua bibliografia é extensa; publicou inúmeros trabalhos académicos, em livro e sob a forma de artigos e lições.
(Fonte: www.isa.ulisboa.pt)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário