18 janeiro, 2017

NEVES, Dr. Vítor M. L. Pereira - AS ALDEIAS HISTÓRICAS DE MARIALVA, LINHARES E CASTELO-MENDO : conjuntos históricos a valorizar. Obra trimonográfica comparativa histórico - etnográfico - turística de promoção e desenvolvimento regional. Lisboa, [s.n. - imp. Eden Gráfico, S.A., Viseu], 1996. In-8.º (22cm) de259, [3] p. ; mto il. ; B.
Curiosa monografia sobre três aldeias históricas do distrito da Guarda. Muito ilustrada no texto com fac-símiles, desenhos e fotografias a p.b. e a cores.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
"Há anos visitei as antigas Vilas de Marialva, Linhares e Castelo Mendo. Em Marialva, tive o encontro mais emocionante com a História...
Fuquei tão sensibilizado e chocado com o que vi que comecei logo a caminho de bibliotecas e arquivos a estudá-las com o intuito de as divulgar.
Com os conhecimentos que adquiri era-me possível elaborar três monografias, mas resolvi integrá-las num triângulo turístico potencializante, centrado na Guarda, beneficiando assim a minha cidade, onde estudei 7 anos.
Meti-me em ciclópicos trabalhos, sacrificando fins de semana e serões, quase todos os tempos livres. Mas o querer é tudo e quem corre por gosto, não cansa.
E eis finalmente que aqui está um livro que por certo vai valorizar muito Terras recônditas, tornando-as, mais conhecidas em Portugal e no Estrangeiro."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Folhas enrugadas à cabeça por acção da humidade.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário