10 janeiro, 2017

AS ATROCIDADES ALEMÃS. Relatório oficial da Comissão nomeada para comprovar os actos cometidos em território francês com violação dos Direitos das Gentes. Rio de Janeiro : Paris, Livraria Garnier, 1915. In-8.º (17,5cm) de 94, [2] p. ; B.
1.ª edição.
"De toda a parte recebeu o govêrno francês notícias de que tinham sido cometidos actos criminosos, pelos alemães no território que, momentaneamente, ocupavam.
Com o fim de comprovar a verdade no que respeita a estas violações, nomeou o govêrno francês, a 25 de Setembro de 1914, uma comissão de investigação.
Esta comissão entregou ao govêrno francês um relatório que resume o conjunto de actos criminosos, devidamente verificados, que lhe foi possível examinar. A autenticidade dêstes está demonstrada por documentos justificativos que, em breve, serão publicados pela Imprensa nacional de Paris, e que formarão um volume de mais de cem páginas.
A seguir damos o relatório da Comissão, tal como foi publicado no «Jornal Oficial» da República francesa em data de sete da Janeiro de 1915."
(excerto do preâmbulo)
Matérias:
Departamentos comprovados: - Sena-e-Marne. - Marne. - Mosa. - Meurthe-e-Mosela. - Oise. - Aisne.
Factos de Ordem militar.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário