05 janeiro, 2017

COMO A ALEMANHA ATACOU A NORUEGA : tradução oficial do Livro Branco. Publicado pelo Govêrno Norueguês Em 14 de Abril de 1940. Lisboa, Depositária : Livraria Bertrand, [194-]. In-4.º (23cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante e pouco conhecido subsídio para a história da 2.ª Guerra Mundial referente aos países nórdicos.
"Em 9 de Abril de 1940 às 5 horas da madrugada o Ministro alemão em Oslo, Dr. Braüer, compareceu no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega, e apresentou ao respectivo Ministro, Professor Koht, vários pedidos formulados pelo Governo alemão.
Algumas horas antes da apresentação dêstes pedidos as fôrças alemãs haviam atacado a Noruega. Cêrca da meia noite constou que navios de guerra estrangeiros tinham passado Foerder e penetrado no Fiorde de Oslo; três quartos de horas mais tarde veio a notícia de que houvera uma troca de tiros entre êstes vasos de guerra e os fortes noruegueses de Bolaerne e Rauer. [...]
Como já se disse, foi então que o Ministro alemão em Oslo apresentou os seus pedidos ao Govêrno norueguês. Entregou a Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega um Nota que declarava que enquanto a Grã-Bretanha e a França, no decurso da guerra contra a Alemanha, tinham sistemáticamente atacado os países neutros, a Alemanha pelo contrário procurava defender os direitos dêstes. O Govêrno alemão recebera documentos que provavam que a Inglaterra e a França tinham deliberado estender a guerra ao território dos países neutrais pela ocupação de Narvik e outras cidades na Noruega. Afirmou também que o Govêrno alemão tinha provas irrefutáveis de que esta ocupação se realizaria dentro de poucos dias e que era da opinião que o Govêrno norueguês não teria meios para resistir."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com manchas.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário