09 janeiro, 2017

SOARES, Francisco Pedro Celestino - LENDA DO CASTELLO DE PENHA-FIEL : romance semi-historico. [e SEGUNDA PARTE DOS ENTRETENIMENTOS DE UM SOLDADO VELHO, a quem faltam as forças fysicas para desembainhar a espada; e as intellectuaes para seguir estudos transcendentes: ou collecção de romances originaes; offerecidos ao sexo delicado e tolerante]. Por... Lisboa, Imprensa de J. G. [Joaquim Germano] de Sousa Neves, 1866. 2 vols in-8.º (17cm) de 95, [1] p. e 102, [2] p. ; E. num tomo
1.ª [e única] edição.
Raríssimo conjunto literário. Trata-se de uma colecção de novelas moralistas, algumas de cariz histórico. Com referências ao castelo espanhol de Penha Fiel - fronteiro a Salvaterra do Extremo (Idanha-a-Nova); à Póvoa de Varzim, e à migração das suas gentes para a Costa da Caparica; a Cheleiros (Mafra); a Linda-a-Pastora e Linda-a-Velha; à Peninha (Sintra).
"O proprietario do castello, e territorio adjacente, era o Conde de Penha-fiel, fidalgo antigo,senhor de grandes bens, ligado por intima e affectuosa amisade ao Senhor da Segura, que com elle concorrera na batalha do Salado quando as forças portuguezas foram em socorro das hespanholas: estas relações contrahidas no campo de batalha tinham-se estreitado pela visinhança, pois o Senhor de Segura era tambem fronteiro de Salvaterra, e como o Conde de Penha-fiel fazia sua residencia ordinaria no seu castello deste nome, a proximidade das residencias, e os passatempos a que se davam fazendo grandes caçadas nas matas extensissimas das suas propriedades tinham tornado os fronteiros quasi inseparaveis, podendo dizer-se passarem duas familias ora junctas em Penha-fiel, ora em Salvaterra."
(excerto do Cap. I, A familia de Penha-fiel)
Índice:
Volume 1: - Lenda do castello de Penha-Fiel. - Os filhos do pescador. - O negociante falido. - A orfan de Cheleiros.
Volume 2: - O Governador do Forte da Cruz Quebrada ou Maria Herminia de Moura. - O Egoista. - O Ermitão da Peninha ou a Familia Bemfazeja: caso refferido ao reinado d'elrei D. Manoel.
Francisco Pedro Celestino Soares (1791-1873). Militar português, escritor e cronista. Chegou a general de divisão. Foi director do [Real] Colégio Militar. Colaborou no Jornal da Sociedade dos Amigos das Letras e na Revista Militar. Publicou trabalhos sobre arquitectura militar e diversos romances históricos.
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário