06 janeiro, 2017

LLAMAS, Fernando - O HOMEM PÁSSARO. Adaptação de... Pôrto, Editôra Educação Nacional, L.da, 1942. In-8.º (18cm) de 62, [2] p. ; il. ; B. Col. Contos para as Crianças e Mocidade, N.º 7
1.ª edição.
Ilustrada com bonitos desenhos de Maria Vasconcellos ao longo das páginas do texto.
Biografia de Clem Sohn (EUA, 1910 - França, 1937), um dos primeiros birdman (homem-pássaro), e percursor do wingsuit, desporto radical praticado por pára-quedistas experientes. Desenvolveu as suas "asas de morcego" feitas de lona e hastes de metal com as quais se dedicava à queda livre. Sohn, o mais famoso jumper da sua época, viria a falecer a 25 de Abril de 1937, quando num salto, durante um festival aéreo no aeródromo francês de Vincennes, o pára-quedas não abriu.
"Clem Sohn começou os seus treinos de descida em pára-quedas com o intuito de se familiarizar o mais possível com o reino dos ares. As repetidas e audaciosas descidas conquistaram-lhe um certo renome. Mas não era a fama de arrojado paraquedista que o seduzia. O seu sonho constante eram as asas, de que construira um novo modêlo. Quando se sentiu com suficiente firmeza para as utilizar, começou o seu aprendizado de homem-pássaro. O sucessivo emprêgo que delas fazia tinha por objectivo uma manobra cada vez mais perfeita. O seu desejo não era unicamente pairar no espaço, mas sim dirigir a descida e pousar no sítio que prèviamente tivesse determinado."
(excerto de No aeródromo de Gatwick)
Índice:
I - Um jovem sonhador. II - Os conselhos de James Rewer. III - O reino dos ventos. IV - A primeira experência. V - História do pára-quedas. VI - O vôo sem motor. VII - No aeródromo de Gatwick. VIII - Asas quebradas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Escritos na f. rosto e de anterrosto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário