17 janeiro, 2017

SOARES, Raul - O POETA CRISFAL (Subsídios para o estudo de um problema histórico-literário). Campinas, Typ. a vapor "Livro Azul" - A. B. de Castro Mendes, 1909. In-8.º (20cm) de 80, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo literário sobre a autoria da obra poética Crisfal.
Exemplar n.º 170 de uma tiragem não declarada, assinada pelo autor.
"Figura mal desenhada do século áureo da literatura portuguesa, Cristovão Falcão tornou-se-nos todavia familiar e caroável, pelo impressivo do episódio novelesco e doloroso de seus amores e pela beleza da famosa écloga, em que os narra.
A tradição o dá como enamorado de d. Maria Brandão, «tam ilustre pelo nascimento como célebre pela formosura», com quem se casara clandestinamente (como era então em moda), estando ambos em verdes anos: idílio encantador, transcorrido «entre Sintra a mui prezada e serra do Ribatejo», perto de Lisboa, e que foi brutalmente interrompido pela intervenção dos parentes de Maria, que a segregaram no convento de Lorvão e, por sua intriguice e sugestão, alcançaram-lhe o arrependimento, legalizado por sua «pouca idade».
(excerto do Cap. I, Introdução)
Índice:
I - Introdução. II - Fundamento da Tradição. III - Dados cronológicos. IV - O Documento de Incapacidade. V - Alusões. VI - Criptónimos. VII - Imitações. VIII - Traços diferenciais. IX - Conclusão. Post Scriptum.
Raul Soares de Moura (Ubá, 1877 - Belo Horizonte, 1924). Conhecido político brasileiro. 'Além de político, Raul Soares exerceu a advocacia, tanto em Campinas como em Belo Horizonte, onde dividia escritório com Afonso Pena Júnior. Foi também professor da Faculdade de Direito de Minas Gerais, onde lecionou direito público e constitucional e direito internacional privado. Como escritor e poeta, publicou seus trabalhos em vários jornais e revistas. Em 1904, lançou um livro intitulado Gramática de João Ribeiro. Mas a sua mais importante peça literária foi O poeta Crisfal, subsídios para o estudo de um problema histórico-literário, obra publicada em 1909. Para algumas publicações usou os pseudônimos Lauro Resas e Saulo Serra.'

Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sublinhados e notas a lápis ao longo do texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário