04 fevereiro, 2017

PALMELLA, José - A ARISTOCRACIA DO GENIO E DA BELLEZA FEMINIL NA ANTIGUIDADE. Por... precedido de um juizo critico de Julio Cezar Machado. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1871. In-8.º (20,5cm) de XXVII, [1], 174, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Edição original desta obra que alcançou grande sucesso literário e de vendas na época, tendo sido publicadas pelo menos cinco edições até 1876. Trata-se de um estudo comportamental da Mulher baseado no exemplo de conhecidas representantes do «belo sexo» da antiguidade clássica.
"A mulher, esta perola mimosa da creação, lançada dos labios de Deos no paraizo terreal para fazer entrever ao homem a belleza das divindades celestes; a mulher, esta rosa mysteriosa escapada do formoso seio dos anjos para vir perfumar a vida dos mortaes, tem sido e ha de ser perpetuamente o sonho doirado da mocidade, a etherea inspiração do poeta, a gloria azul do genio, a immortalidade dos heroes.
Sem ella nada de augusto e grande se póde elevar da terra ao céo.
Sua benefica influencia manifesta-se através de todas as regiões sociaes como os raios d'um esplendoroso sol se fazem sentir através da mais luxuosa e superabundante vegetação da zona tropical.
Ella é o iris da bonança, no meio d'este oceano encapellado da vida; raio purpurino resvalando num céo azul.
Sem ella, o que seria do homem? Quereis ouvir a resposta?"
(excerto de A Mulher)
Indice:
- Introducção, por Julio Cezar Machado. - Ao leitor. - A mulher. - Semiramis. - Sapho. - Corinna. - Aspasia. - Prhyné. - Cleopatra. - Hypathia de Alexandria.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada frágeis, com defeitos. Falha de papel no canto inferior dto da capa.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário