24 março, 2017

A SERRA DE S. MACÁRIO EM S. PEDRO DO SUL : apontamentos de um «carola» pelo S. Macário - PAISAGENS IGNORADAS DE PORTUGAL. [S.l.], Edição  do Dr. António Henriques de Sousa, 1967. In-8.º (19 cm) de 22, [2] p. ; [2] f. il. ; [1] mapa desd. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre a Serra de S. Macário - a sua história e lendas associadas - e a zona envolvente.
Ilustrada com fotogravuras a p.b. no texto, e a cores em separado. Contém ainda um desdobrável com um mapa da região estudada.
"Nos confins das freguesias de Sul e S. Martinho das Moitas, concelho de S. Pedro do Sul, eleva-se um monte, denominado Monte de S. Macário, um contraforte da serra da Gralheira que se estende de nordeste para sudoeste, entre os rios Paiva, Sul e Vouga, dando origem às serras da Arada, Manhouce e da Freita, esta já nos limites de Arouca. [...]
O S. Macário é venerado em duas capelinhas existentes no cimo do monte que tem o seu nome, como uma altitude de 1.060 metros e distando uma da outra cerca de 300."
(Excerto de A Serra de S. Macário)
Matérias: - Explicação prévia. - A Serra do S. Macário. - Belezas da Serra. - A Pena, sua Ribeira e Portal do Inferno. - Serra do Tamão outro Portal do Inferno. - A Cova da Serpe (lenda). - Monumentos. - Acesso.
Exemplar em bom estado de conservação. Capas algo sujas. Vestígios antigos de humidade numa das estampas extra-texto.
Raro.
15€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário