20 março, 2017

DURÃO, S. J., Paulo - AS MULHERES NA PAIXÃO DE JESUS. Braga, Livraria Cruz, 1949. In-8.º (22cm) de 38 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa conferência onde o autor, à luz da história, procura interpretar psicologicamente algumas das figuras femininas que intervieram no drama sangrento da Paixão de Cristo.
Ilustrada no final com um bonito desenho floral em separado.
"A primeira mulher, que vemos mencionada, no relato histórico da Paixão de Jesus, é, como diríamos hoje, uma senhora da primeira sociedade: nada menos que a esposa do Procurador romano, [Pôncio Pilatos]. [...]
É, na verdade, simpática a aparição desta figura. A sua intervenção, embora discreta, revela, antes de mais nada, certo apreço pela pessoa de Jesus, a quem denomina justo, e desejo de que seu marido não coopere na condenação daquele inocente. No meio do vociferar rancoroso dos inimigos do Senhor esta doce voz dum coração feminino constitui, não só um contraste flagrante, mas também um reconfortante exemplo.
Mas quem era a mulher de Pilatos?
Como explicar esta intervenção?"
(excerto de A mulher de Pilatos)
Intervenientes no drama:
- A mulher de Pilatos. - As filhas de Jerusalém. - Dois grupos no calvário: O grupo mais distante [Maria Madalena (mais tarde integraria o 'grupo mais próximo'); Maria, Mãe de S. Tiago Menor; Salomé.]; O grupo mais próximo [Maria Madalena; Maria, Mãe de Jesus]. - A Verónica.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta pequena mancha no canto superior dto. A f. rosto tem inscrição: Homenagem dos Editores.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário