04 março, 2017

BARCOS, Júlio R. - LIBERDADE SEXUAL DAS MULHERES. Prefácio de Jaime Brasil. Tradução de J. S. Lopes. Lisboa, Casa Editora Nunes de Carvalho, [1933]. In-8.º (21cm) de 303, [1] p. ; [8] f. il. ; B.
1.ª edição.
Obra censurada; proibida de circular e apreendida pelo regime do Estado Novo, assim como, algumas outras obras sobre o mesmo tema do prefaciador - Jaime Brasil - que nos primeiros anos da década de 30 do século XX publicou vários livros sobre a questão sexual, liberdade afetiva e controlo dos nascimentos, que lhe valeram polémicas com os católicos e, finalmente, o exílio em França e Espanha.
Ilustrada com oito belíssimas e sugestivas estampas intercaladas no texto.
"Este livro é a Bíblia da Mulher. É a escritura da sua maioridade social. Diz-lhe que começou uma outra Era. Facto colocado no limiar dos Novos Tempos indica-lhe os caminhos necessários para atingir a sua perfeição. Como esta é, a-final, a da espécie, desvenda as rotas futuras da Humanidade. Esclarece os sectores entenebrecidos pelo preconceito. Desvenda os panoramas do Amor, no Mundo de amanhã."
(excerto do prefácio)
Índice:
I - Uma só moral para ambos os sexos. II - A árvore multi-secular. III - O Pudor. IV - O sexo e a devindade. V - As mulheres honradas. VI - As virgens. VII - A rameira. VIII - D. Juan. IX - Otelo. X - O crime do silencio. XI - O direito das mãis. XII - O ideal erotico masculino.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário