17 março, 2017

OLIVEIRA, P. Miguel de & NEVES, P. Moreira das - A PADROEIRA DE PORTUGAL : notas e documentos. Lisboa, Edições Letras e Artes, 1940. In-8.º (18,5cm) de 54, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Monografia sobre Nossa Senhora de Fátima (ou N. Sra da Conceição), Padroeira de Portugal, publicada na sequência das comemorações do duplo centenário da Fundação e da Restauração de Portugal, celebrado em 1940.
Ilustrada com bonitas vinhetas.
"É vastíssima a bibliografia mariana portuguesa. Mas sente-se a falta dum volume cómodo e breve, em que o leitor não tenha de prevenir-se contra o elemento lendário, aliás tão curioso, nem se exponha a fatigar-se com intrincadas análises eruditas.
A Padroeira de Portugal apresenta-se com a simplicidade que, no pensamento dos autores, foi propósito.
Verdades que andavam misturadas com devotas ilusões, notas esparsas, documentos abandonados ou mal conhecidos, de tudo aqui ficará um pouco, mais em louvor da Virgem da Conceição do que em jeito de lição de história religiosa e nacional."
(excerto da introdução)
"O dogma da Imaculada Conceição foi-se precisando na doutrina da Igreja por um esfôrço secular de tradição cristã. Nos primeiros séculos, os escritores eclesiásticos dão claro testemunho da elevada santidade da Virgem Maria e afirmam cada vez mais solenemente a sua absoluta pureza, mas não fazem referência expressa àquele mistério.
Só na Idade Média, com o aparecimento da festa da Conceição de N. Senhora, surgiram controvérsias teológicas sôbre as quais a Igreja evitava pronunciar-se, mas que contribuíram notàvelmentte para o esclarecimento da doutrina."
(excerto de História do dogma)
Índice:
- História do dogma. - Origens da festa. - Primícias do culto em Portugal. - A eleição da Padroeira. - Breve de Clemente X, confirmando a eleição. - Novos testemunhos da devoção portuguesa. - Lápides votivas. - Em louvor da Padroeira.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Dedicatória (não dos autores) na f. anterrosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário