11 abril, 2017

CARTA DOS ESTUDANTES EXPULSOS À UNIVERSIDADE : Março de 1966. Amnistia para os estudantes expulsos. [S.l.], [s.n.], [1966]. In-8.º (20,5cm) de 39, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Publicação clandestina, razão pela qual não contém informações sobre a autoria do texto, local e responsável pela sua impressão. Inclui em apêndice a relação dos estudantes punidos - por Faculdade ou Instituto - e a respectiva pena aplicada.
"É num momento grave da vida da Universidade que são castigados, duma assentada, 181 estudantes; - não fora a anterior e comprovada crise universitária, bastaria este facto para mostrar aos cépticos - ou aos demasiado convencidos - que alguma coisa está mal na Universidade Portuguesa. Os 181 estudantes agora punidos, conscientes de que "algo vai mal", trabalharam para construir uma Universidade nova e melhor, uma Universidade capaz de servir os que nela estudam e o País que a sustenta.
Esta carta tem por fim único permitir à Universidade - aos Universitários - e ao País, chegar a uma conclusão sobre a crise universitária portuguesa, sobre o que é que está mal numa Universidade que castiga dos seus alunos; numa Universidade que em vez de formar quadros os impede de se formarem.
Esta carta pretende ainda levantar dois problemas e informar as pessoas de boa fé para que, em consciência, os possam resolver: é conveniente para um País que luta com uma aflitiva falta de técnicos e de quadros superiores impedir 181 jovens de prosseguirem os seus estudos? É moralmente certo impedir de estudar 181 estudantes apenas porque eles tiveram a coragem de pôr o dedo numa ferida que há muito sangra - a crise universitária portuguesa?
Vamos pois tentar explorar as razões e os motivos que nos levaram a actuar no sentido duma renovação Universitária. Focaremos sucessivamente e por ordem de prioridade as nossas preocupações: os aspectos pedagógicos, a vida circum-escolar da Universidade, a actuação Ministerial contra toda e qualquer actividade reformadora."
Matérias:
1 - Aspectos pedagógicos: A - O acesso à Universidade; B - A qualidade do ensino. 2 - Problemas circum-escolares. 3 - A actuação governamental. 4 - Apelo dos estudantes expulsos à Universidade.
Bibliografia utilizada. Apêndice I - Relação dos estudantes expulsos. Apêndice II - Decreto-lei n.º 44.357. Apêndice III - Moção do Conselho Escolar da Faculdade de Ciências de Lisboa; Moção do Conselho Escolar da Faculdade de Medicina de Lisboa. Apêndice IV - Introdução. O Grupo de Estudos sobre o Estatuto Universitário e Legislação Circum-Escolar [nomes que o integram]. Carta ao Presidente da República assinada por 47 professores e doutores das Universidades Clássica e Técnica de Lisboa.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário