10 abril, 2017

EBO, Isabel de Jesus dos Santos - A GEOPOLÍTICA DA DROGA. [Nota introdutória do Prof. António de Sousa Lara]. Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa : Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2008. In-4.º (24cm) de 306, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo; o presente trabalho consiste numa abordagem às actividades do narcotráfico, partindo de princípio (hipótese) que "a luta contra a droga é uma disputa por territórios, entre Estados e máfias de droga".
Ilustrada no texto, a p.b. e a cores, com fotografias, tabelas, gráficos, mapas e desenhos esquemáticos.
"A droga e a toxicodependência que provoca, constituem um dos maiores flagelos da actualidade. A produção, transformação, armazenamento, transporte, distribuição, a grosso e a retalho, de substâncias estupefacientes ilegais estão sempre associadas à criminalidade e, muito em especial, a constituição e manutenção de associações criminosas. Porém, a questão assume, hoje em dia, uma faceta ainda mias preocupante: a ligação entre estas actividades marginais, o terrorismo e a subversão. Os préstimos ligados ao financiamento da corrupção e da subversão de estados, democráticos ou não, eleva esta questão para o nível dos problemas que directamente interferem com a segurança, a qual cada vez mais distingue menos as fronteiras entre os domínios interno e internacional. [...]
A tese de mestrado que agora se publica, tem o mérito de abordar a questão da droga numa perspectiva de relações internacionais, explicando a volatilidade das rotas de transporte e comercialização respectivas, as cumplicidades estabelecidas entre a produção e a comercialização com organizações terroristas ou de crime organizado, a impressionante vantagem económica e financeira que tal empreendimento produz para aqueles que nela se envolvem, e abre a via para o estudo de outras matérias, igualmente importantes, como sejam as da lavagem de dinheiro das "quintas colunas" que o tráfico de droga estabelece dentro dos países consumidores, designadamente ao nível das próprias autoridades, para já não falar do cortejo interminável de desgraças e de infelicidades que produz ao nível das famílias, dos cidadãos em particular, dos jovens, dos emigrantes, dos marginalizados, dos cadastrados e das próprias pseudo-elites."
(excerto da Nota introdutória)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar, dada a tiragem reduzida.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário