01 abril, 2017

FIGUEIRA, Francisco - EXTERIOR DO CAVALLO. Por... Medico veterinario militar. Lisboa, Typographia Universal, 1899. In-8.º (21,5cm) de 160 p. ; E.
1.ª edição.
Interessante tratado de Exterior do cavalo.
"Como medico-veterinario da Escola pratica de cavallaria pertenceu-nos reger, nos annos lectivos de 1894-95 e 1895-96, a aula de hippologia do curso de sargentos.
No exclusivo proposito de facilitar e simplificar o ensino, pois que ao regular e proficuo cumprimento do nosso dever se oppunham duas serias difficuldades - o limitado numero de lições em que o curso tinha de ser feito e, por parte dos alumnos, a ausencia completa de conhecimentos especiaes que os auxiliassem no estudo da hippologia -, preparámos este trabalho."
(excerto da introdução)
"Em Hippologia entende-se por Exterior o estudo da configuração apparente do cavallo debaixo do ponto de vista da sua utilidade e do seu valor.
Este estudo póde resumir-se no seguinte problema:
Dado um cavallo, determinar pelo exame da sua conformação exterior o genero de serviço para que é mais proprio (utilidade), e avaliar a somma e a duração dos effeitos que a sua machina é capaz de produzir (valor).
Na superficie do corpo do cavallo encontram-se signaes, que exprimem, de uma maneira mais ou menos clara, a boa ou má disposição interior; que indicam o genero de serviço para que o cavallo é mais proprio, e permittem que, com uma tal ou qual certeza, se calcule a somma e a duração dos effeitos que a sua machina é capaz de produzir. A utilidade e o valor do cavallo acham-se, portanto, cifrados na superficie do corpo, e é o estudo do Exterior que ensina a saber vêr e interpretar esses signaes exteriores, a resolver o problema enunciado."
(excerto do preâmbulo, Exterior)
Matérias:
I - Regiões. II - Proporções e compensações. III - Taras especiaes dos membros. IV - Aprumos. V - Attitudes e andamentos. VI - Idade. VII - Pellagens. VIII - Exame do cavallo em venda.
Encadernação da época em tela com ferros gravados a seco e a ouro na pasta frontal. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado, com defeitos nas pastas e na lombada. Sem f. anterrosto. F. rosto apresenta assinatura de posse e pequena falha de papel no canto sup. dto. Sublinhados a lápis ao longo do texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário