25 abril, 2017

GAMEIRO, E. da Silva - ASTRONOMIA NÁUTICA. Pelo capitão de fragata... antigo professor da Escola Naval, professor da Escola Náutica. Lisboa, Edição do Autor, 1964. In-8.º (22,5cm) de 97, [16] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Muito ilustrada com tabelas, fotogravuras e desenhos esquemáticos.
Exemplar n.º 1630 de uma tiragem não declarada.
"A Astronomia é um dos mais velhos, progressivos e aliciantes ramos da Ciência.
O mistério do Cosmos, manifestando-se no deslumbrante espectáculo da sucessão dos dias e das noites e na beleza incomparável do firmamento, atraiu desde sempre a imaginação dos homens. Eles conceberam sucessivas teorias tendentes a explicar o complexo movimento dos astros, num constante desejo de conhecer mais profundamente o que se passa para além do planeta em que habitamos.
Sem o conhecimento das leis que regem esses movimentos não teria sido possível sequer ao Homem explorar a Terra e deslocar-se em segurança e precisão sobre a sua superfície. [...]
A Astronomia, ciência que estuda os astros, apresenta um campo extremamente vasto de problemas e de conhecimento e pode ser portanto abordada sob os mais variados aspectos.
A Astronomia Náutica, de que se ocupa o presente trabalho, confina-se ao estudo dos problemas de Astronomia que interessam à prática da navegação astronómica."
(excerto do Cap. I - Preliminares, Astronomia Náutica)
Índice:
1 - Preliminares. 2 - Coordenadas. 3 - Movimentos da Terra. 4 - Corpos celestes. 5 - Medição do tempo. 6 - Determinação da altura dos astros. 7 - Transformação de coordenadas. ANEXO - Extractos do Almanaque Náutico. Índice alfabético. 
Encadernação inteira de tela com ferros gravados a seco e a outo na pasta frontal e na lombada.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário