26 abril, 2017

OS AÇORES, A I GUERRA MUNDIAL E A REPÚBLICA PORTUGUESA NO CONTEXTO INTERNACIONAL : Angra do Heroísmo | Ponta Delgada | Horta : 4 a 8 de abril - ATAS DO COLÓQUIO INTERNACIONAL. [Ponta Delgada], Governo dos Açores : Presidência do Governo : Direção Regional da Cultura, 2012. In-8.º (22,5cm) de 492, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada nas páginas do texto reproduzindo desenhos, pinturas e fotogravuras da época.
"Só a entrada na guerra permitiu à República Portuguesa a sua consagração internacional e fê-la participar na Conferência de Paz de Paris em 1919 como potência vencedora, a última vez que tal aconteceu. Por muito discutíveis que tivessem sido os motivos para o empenho militar na guerra ao lado dos Aliados, houve um objectivo que se manteve sempre claro e constante: a República Portuguesa ganhava assim o direito a participar na conferência de Paz que regularia a organização da sociedade europeia e mundial.
A política, primeiro, e a historiografia subsequente depois, erigiram a manutenção das colónias como o grande objectivo da entrada na I Guerra Mundial. Porém, a história da participação portuguesa na Conferência e Paz de 1919, demonstra que foram sobretudo objectivos de carácter económico e financeiro que guiaram a delegação portuguesa em Paris, primeiro presidida por Egas Moniz, ministro de Sidónio Pais, e depois de Março por Afonso Costa. Entre esses objectivos contam-se: a participação no Conselho Executivo da SDN, o pagamento de reparações e indemnizações de guerra por parte da Alemanha, a distribuição da tonelagem da sua marinha mercante, o perdão da dívida de guerra contraída, - ou, pelo menos a ligação do seu pagamento à liquidação das reparações por Berlim - junto da Banco de Inglaterra no valor de 22 milhões de libras. [...]
Os Açores, perdida a centralidade que a I Guerra Mundial trouxera e restaurado o isolacionismo norte-americano logo depois da paz, debatiam-se, enfraquecidos internacionalmente no fim do regime republicano parlamentar pela autonomia e pelo regionalismo. E não bastava a Madeira querer..."
(excerto da conferência de abertura, por José Medeiros Ferreira)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário