23 maio, 2017

H. S. - O QUE TODOS DEVEM SABER ANTES DE IREM PARA A GUERRA. Lisboa, Candido da Silva, 1916. In-8.º (18,5cm) de 31, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo justificativo da participação inglesa na conflagração mundial. As informações bibliográficas disponíveis não permitem concluir se se trata de uma tradução ou de uma produção de autor nacional.
"Em 28 de junho de 1914 o archiduque Franz Ferdinand, herdeiro do throno austriaco, foi trucidado, com a sua esposa, quando passeiavam em carro pelas ruas de Serajevo, capital da Bosnia, paiz pertencente á Austria. O mundo inteiro foi horrorisado pelo vergonhoso assassinato, e todos tinham pena do velho imperador austriaco e do seu povo. Os assassinos foram presos; por certo elles iam ser punidos. Ninguem imaginava que o crime havia de lesar uma nação após outra, e que o assassinato d'um principe involveria a morte de milhoes de homens inoffensivos."
(excerto do Cap. I, Como veio a guerra)
Matérias:
I - Como veio a guerra. II - Porque a Inglaterra tomou parte na guerra. III - Porque combate a Inglaterra. IV - O que a Inglaterra tem feito. (1) Trabalho no mar; (2) Trabalho em terra.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis, com defeitos. Mancha antiga de humidade junto ao canto superior direito, transversal a todo o opúsculo, com particular incidência nas primeiras páginas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário