21 maio, 2017

PONTE, Brigadeiro Nunes da - O CONDESTÁVEL D. NUNO. Conferência realizada no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, no dia 16 de Dezembro de 1960. [S.l.], [s.n.], 1960. In-4.º (24,5cm) de 21, [19 p. ; B.
1.ª edição.
Conferência proferida por ocasião do 6.º centenário natalício do Condestável, onde são realçados os seus feitos militares.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Nuno Álvares Pereira nasceu em Cernache do Bomjardim em 24 de Junho, dia de S. joão, de 1360, há seiscentos anos portanto, dois anos depois do Mestre d'Aviz, de quem foi pela vida fora o mais devotado e fraterno amigo. [...]
Quando tinha apenas um ano, tomou-o D. Pedro à sua protecção, e desde muito cedo lhe notou forte inclinação para as armas. Aos trese foi apresentado na Corte, em Santarém, onde se encontrava Leonor Teles, que por ele igualmente se afeiçoou. Quiz vestir-lhe por suas próprias mãos o arnês, e, como não havia nenhum que lhe servisse, dada a sua pequena estatura, foi pedido emprestado o do Mestre d'Aviz. No entanto D. Nuno, posto que cercado de deferências e atenções, não de adaptava àquele deletério meio. Autêntico cavaleiro, dos áureos tempos da cavalaria medieval, lia sofregamente romances que incitavam à bravura, à coragem, ao heroísmo, protecção à mulher e à criança: admirava o livro de Galaaz, contos da Távola Redonda, e os cavaleiros que, por terem conservado a castidade haviam preticados feitos de extraordinário valor. Por isso fez propósito de permanecer sempre solteiro."
(excerto da conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Sem registo na BNP.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário