20 junho, 2017

CARVALHO, Luiz Augusto Pinto de Mesquita - ESTUDO SOBRE A FAMILIA E O CASAMENTO. Dissertação para a 4.ª Cadeira da Faculdade de Direito. Por... Alumno da mesma Faculdade. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1888. In-4.º (25cm) de 101, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo histórico sobre a família e o casamento. A presente tese faz a análise histórica destas duas instituições, e constitui a 1.ª parte de um estudo mais alargado, cuja segunda parte - considerações e propostas sobre a família e o casamento na actualidade (da época) - terá sido publicada mais tarde, em 1908, como trabalho autónomo.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a José Ferreira Ferrão Castello-Branco.
"Da observação que temos feito, concluimos que as modificações successivas por que passou a instituição da familia, vão denotando sempre um progresso crescente nos povos que, modificando o modo da sua constituição, a melhoraram.
Assim o mais selvagem systema, sem duvida o que mais se approxima da animalidade primitiva, é a promiscuidade; ella, porém, sob a acção benefica de uma civilisação relativa, separa-se nos dois ramos immediatamente seguintes e por isso immediatamente superiores: a polygamia e a polyandria, menos vulgar, deveria ser o systema familiar que regeria a humanidade através longos seculos, e de tal fórma seria activa a sua acção que, atravessando de envolta com as grandes revoluções posteriores, havia de reflectir-se, embora frouxamente, nas epochas actuaes.
A ultima fórma, e a mais perfeita a que chega a humanidade, é a monogamia, o traço mais caracteristico dos povos que teem atingido os graus mais proeminentes da civilisação. De feito, na monogamia se funda a verdadeira moral, quer ella seja social, quer domestica, quer meramente pessoal."
(excerto do Cap. V, O nosso seculo)
Índice:
Prologo. I - Constituição da familia e condição da mulher nas epochas anteriores á Grecia. 1. A China; 2. A India; 3 - A Persia; 4. A Assyria; 5. O Egypto. II - Grecia e Roma. 1. Grecia; 2. Roma. III - Influencia do christianismo. IV - A mulher da edade-media. V - O nosso seculo.
Luís Augusto de Sales Pinto de Mesquita de Carvalho (1868 - 1931). “Foi um advogado e político Português. Ministro da Justiça por duas vezes em 1916/1917 e 1920. Nasceu no Porto em 1868, filho do General Luís Pinto de Mesquita Carvalho e de Mafalda Júlia de Lemos Barbosa de Albuquerque. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo obtido o grau de Bacharel em 1890. Dedicou a sua vida profissional à advocacia e ao notariado. Foi notário público em Vila do Conde, Vila da Feira, advogado em Aveiro, Vila do Conde, Porto e Lisboa. 1.º oficial da Direcção Geral de Saúde do Ministério do Interior (Até 1917). Foi membro dos Partidos Evolucionista e Liberal. Deputado por Santo Tirso (1911 e 1915). Ministro da Justiça entre 16 de Março de 1916 e 25 de Abril de 1917, e novamente entre Janeiro e Março de 1920. Esteve preso em 1918, tendo retomado o assento parlamentar por Oliveira de Azeméis em 1919. Casou com Fernanda Elisia de Catalã do Amaral Osório da qual teve dois filhos. Mais tarde viria a casar com Maria Isabel de Guerra Junqueiro, filha de Guerra Junqueiro, da qual não teve descendência. Faleceu em 1931. Publicou as Obras A Família o Casamento (1908) e Projecto de Lei do divórcio em Portugal (1910). Constitui a fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Mesquita de Carvalho, pertença da Câmara Municipal do Porto, a qual mantém a Casa-Museu Guerra Junqueiro no Porto."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Envelhecido. Sem capa frontal. Com defeitos e perdas de papel na contracapa. Papel de fraca qualidade, amarelecido por acção do tempo. Pelo interesse e raridade a justificar encadernação.
Raro e muito interessante.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário