05 junho, 2017

CORREIA, Carlos Alberto - CARPINTARIA. I. Iniciação profissional. Colecção profissional dirigida por... Lisboa, Emprêsa Nacional de Publicidade, 1931. In-8.º (17cm) de 64 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curioso manual dedicado à arte de carpintaria. Ilustrado com 201 figuras distribuídas por 15 páginas.
"O livro profissional é o utensílio indispensável para coadjuvar a inteligência, é a ferramenta que ensina a manejar todas as outras, é o guia e o conselheiro desinteressado do artista.
Para todos os que se dedicam à arte de carpintaria êste modesto trabalho terá sempre alguma utilidade, mas, mais especialmente, destina-se ao aprendiz qie, á falta de escola profissional, necessita ter onde adquirir os indispensáveis conhecimentos que lhe deem os ensinamentos precisos, de forma que amanhã se não veja condenado a ser um operário rotineiro ou inconsciente que não sabe resolver as dificuldades da sua arte."
(excerto do prefácio)
Índice:
A madeira: - Idade da madeira. - Propriedades gerais das madeiras: Higrometria; Secagem e suas consequencias; Dureza; Densidade; Elasticidade; Tenacidade; Defeitos das madeiras; Qualidade da madeira. Ferramentas de carpintaria: - Utensílio neutros. - Utensílios activos: Serras e serrotes; Ferramentas de desbastar; Ferramentas de moldar; Ferramentas cortantes; Grossas e limas; Utensílios de medir e traçar; Ferramentas mecânicas; Material acessorio. Ferragens para madeira: Pregos; Parafusos; Braçadeiras; Esquadros; Ferrolhos. Tecnologia: - Como se inicia uma obra de carpintaria: Projecto da obra; Desbaste; Desempeno das faces. - Sambladuras: Generalidades; Solidez duma sambladura; Classificação das sambladuras. Molduras. Atlas [Figuras - desenhos esquemáticos].
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
A BNP tem recenseado apenas um exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário