03 junho, 2017

LEITÃO, Acacio - NO DIA DA CHEGADA DAS CINZAS DOS SOLDADOS DESCONHECIDOS AO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DA VICTORIA. Versos portuguezes de... Leiria, Tipografia Central, 1921. In-8.º (16,5cm) de 8 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Raríssimo folheto. Singela homenagem ao Soldado Desconhecido assinalando a derradeira viagem dos féretros de Leiria para o Mosteiro da Batalha, em 10 de Abril de 1921.
Opúsculo «vendido a favor de um orfão da guerra : preço... um tostão» [impresso na contracapa]. Poema datado de 10.04.1921, Leiria.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Em Portugal, a 18 de Março de 1921 o Governo autorizou a transladação de dois Soldados Desconhecidos, um da França (Flandres) e outro da África (Moçambique), para o Panteão da Batalha. Foi, ainda, decidido que a cerimónia seria efectuada no dia 9 de Abril de 1921 e para tal decretou esse dia como feriado nacional. (Diário da Câmara dos Deputados, 41ª Sessão,18 de Março de 1921, p. 21). No dia 9 de Abril de 1921 foram conduzidos em cortejo desde Lisboa a Leiria, e no dia 10 de Abril de Leiria até o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria."
(in http://www.momentosdehistoria.com/MH_06_05_Patriotismo.htm)

"Hoje de alem, do Mosteiro
Da Batalha,
Vão partir dois portuguezes
Pela grande estrada da Gloria...

Deus espera-os ancioso
Porque serão dois anjinhos
Para a sua côrte no Ceu!..."

(excerto do poema)

Exemplar brochado (protegido por folha dobrada) em bom estado de conservação; oxidado, particularmente na secção inferior.
Muito raro.
Sem registo na Bibiloteca Nacional.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário