15 junho, 2017

ROSADO, José - PINÓQUIO JOGA A BOLA. Aventuras maravilhosas contadas às crianças por... Desenhos de Amorim. Lisboa, Romano Torres, [s.d.]. In-8.º (19cm) de 45, [3] p. ; il. ; B. Colecção Manecas
1.ª edição.
Curiosa história para crianças, cujo protagonista é o "sportinguista" Pinóquio. O principal episódio deste conto infantil é o desafio de futebol entre as duas equipas grandes da capital - os «Leões Façanhudos» (Sporting) e os «Falcões Bicudos» (Benfica).
"O desafio de futebol entre os «Leoes Façanhudos» e os «Falcões Bicudos» estava marcado para as 11 horas desse dia - um lindo domingo de Novembro.
Os «Leões», era um grupo constituído por rapazes da escola de Vila Verde; os «Falcões» pertenciam à escola de Vila d'Águias.
A distância que separava as duas povoações não ia além duma légua; e como o campo onde ia realizar-se o jogo ficasse a meio caminho daquelas duas povoações, os simpatizantes dos «Leões» e dos «Falcões» podiam assistir ao desafio, sem necessidade de grandes caminhadas.
Pinóquio sentia-se verdadeiramente vaidoso em fazer parte da turma dos «Leões»; e conforme se aproximava a hora do desafio, mais aumentava nele o desejo de envergar a camisola verde e os calções brancos da sua equipa."
(excerto do Cap. III, Os "Leões Façanhudos" e os "Falcões Bicudos")
José Rosado (?-?). "Ainda que ao todo, com 84 obras nas quais colaborou, José Rosado tenha sido responsável por uma boa parte de toda a produção da Romano Torres, que contou praticamente com um século de existência, o certo é que quase nada sabemos sobre este autor. Tratar-se-á provavelmente de um pseudónimo, embora nenhuma obra de referência até agora consultada possa corroborar esta informação. José Rosado destacou-se também como tradutor. É de sua autoria, entre outras, a tradução de Ben-Hur, de Lewis Wallace, que contou com cinco reedições. No entanto, foi no campo da literatura infantil que José Rosado mais trabalhou, tendo assinado vários títulos da colecção «Manecas». Em particular, impressiona a qualidade e quantidade de livros infantis dedicados a Pinóquio, colocando esta personagem em vários pontos do globo e desempenhando várias actividades."
(fonte: http://fcsh.unl.pt/chc/romanotorres/?page_id=59)
Exemplar em brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos. No interior do livro os desenhos estão preenchidos com lápis de cor.
Muito invulgar.
Com interesse para a bibliografia dos dois clubes de Lisboa.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário