02 junho, 2017

SAMPAIO, Albino Forjaz de - SCHOPENHAUER. Lisboa, Editôres - Santos & Vieira : Empresa Literária Fluminense, [1918]. In-8.º (19cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição independente.
Biografia do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), pai do "pessimismo filosófico".
Este estudo é separata do prefácio de Dores do Mundo, de Schopenhauer, obra traduzida pelo autor.
Edição de apenas 32 exemplares (informação manuscrita do autor) de uma tiragem não declarada, e por si assinada.
Opúsculo duplamente valorizado pela dedicatória autógrafa de Forjaz de Sampaio ao Conde de Almarjão.
"Para se dizer de Schopenhauer tem de se falar do pessimismo. E o pessimismo, de que êle foi o filósofo, como Salomão o estilista e Leopardi o poeta, não nasceu naquela sexta feira em que o filósofo alemão veio ao mundo. O «mal de viver» apareceu com o primeiro ser vivente na génesis dos teólogos, ou na época neozóica dos geólogos.
A Dor, que é «geral e contínua», é nos humanos tara ancestral. Vem já dos 5.00 ou 6.00 anos antes de Cristo e pelos tempos fora ela não fêz mais do que tornar-se de manante fio de água em pujantíssimo Amazonas, de ínfimo grão de areia em gigantesco Himalaia.
A Dor engendrou a Revolta e o Ódio. O Homem revelou-se desde o primeiro dia o lôbo do homem (velho e sempre novo homo homini lupus!)."
(excerto do texto)
Albino Forjaz de Sampaio (1884-1949). Jornalista, escritor e bibliógrafo de nomeada. A crónica de crítica social que procurava inverter a moral comum da época tornou-o famoso sobretudo pelo escândalo que as suas opiniões originavam. Dono de extensa produção bibliográfica, Forjaz de Sampaio nunca se afirmou um escritor mas bradou aos quatro ventos que era um “jornalista levado dos diabos”.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. O livro apresenta cadernos soltos.
Muito raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário