29 julho, 2017

MARQUES, Manuel Fernandes - O CÃO DA SERRA DA ESTRÊLA : estalão da raça. Separata da «Revista de Medicina Veterinária» (N.º 268). Subsídios para o estudo das raças caninas nacionais. Lisboa, Tip. Henrique Torres, 1934. In-8.º (22cm) de 37, [1] p. ; [2] f. il. ; [2] desd. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Trata-se da primeira monografia dedicada ao estalão da raça do Cão da Serra da Estrela, publicada após a fundação do L. O. P., em 1932.
Ilustrado no texto com esboços, tabelas e fichas de classificação, e em separado, com 2 desdobráveis contendo desenhos do animal e desenhos esquemáticos, e 2 folhas impressas sobre papel couché contendo fotogravuras de exemplares da raça.
"Como fizéssemos parte da Comissão Técnica do L. P. O., e a necessidade da organização dos estalões se fizésse sentir, visto os produtores precisarem de se orientar na criação selectiva das raças, foi-nos dada a incumbência de, como relator, apresentar o estalão do «Serra da Estrêla».
Não é coisa fácil organizar um documento de tal natureza, dadas as dificuldades que surgem ao procurar-se a necessária bibliografia para conveniente documentação.
É muito escasso o que se tem escrito sôbre o Cão da Serra da Estrêla, e de tal fórma deficiente, que é quási inaproveitável para o fim que nos propuzemos.
Necessário se tornava, por conseguinte, para darmos um carácter de seriedade ao nosso trabalho, irmos junto do solar da raça observar de perto alguns exemplares no seu meio natural onde, sob os cuidados dos pastores, nascem, crescem, se multiplicam e morrem.
De facto, assim fizémos; e em peregrinação cinotécnica percorremos vários pontos do país e, em especial, a Serra da Estrêla e suas imediações, detendo-nos em todos os sítios que nos mereceram interêsse, alguns bem longe e de escabroso acesso, a-pezar-de os dizerem pertolinho, colhendo directamente preciosos elementos que nos levaram a organizar o estalão adeante indicado."
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário