19 julho, 2017

MOREIRA, David Bruno Soares - TERRAS DE TRANCOSO (Edição do Autor). Pôrto, Tipografia da Emprêsa Aquila, 1932. In-8.º (19cm) de 57, [7] p. ; [16] f. il. ; B.
1.ª edição.
Bonita monografia de Trancoso. Ilustrada em separado com 16 clichés de Marques Abreu referentes a edifícios e monumentos de relevo.
Livro valorizado pelas duas dedicatórias autógrafas do autor em folhas diferentes.
"O nosso sono prolongado pela fadiga da viagem, pela suavíssima temperatura do mês de Maio, pelo ar oxigenado próprio da elevada altitude a que nos encontramos, 898m, termina quando o sol bem alto, no seu glorioso meio dia, derrama sôbre a Terra a sua luz heróica e santa.
Saímos e percorrendo a Vila procuramos o ponto mais alto para fazermos uma idéa da sua situação.
Subindo pequenas vielas, onde a cal branquejava, passamos a porta do Castelo, limpo e aceado, e subimos vagarosamente à alta Tôrre de Menagem, semelhante a um pilone egípcio, com a sua porta característicamente árabe ao centro e que se chamava noutros tempos tôrre Albarrã, onde se guardava o tesouro real, e que hoje é única no país pela sua forma pouco vulgar.
Do alto da tôrre hoje ameiada, contemplamos surprêsos a vastidão da Terra.
Sob os nossos olhos deslumbrados, e, sôbre um lindo planalto do último contraforte da serra da Lapa, desenrola-se um horizonte vastíssimo que, chio de grandeza e magnificiência, abrange centenas e centenas de quilómetros."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas com pequenos defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário