26 julho, 2017

ORTIGÃO, Ramalho - AS PRAIAS DE PORTUGAL : guia do banhista e do viajante. Com desenhos de Emilio Pimentel. Porto, Livraria Universal de Magalhães & Moniz, 1876. In-8.º (22,5 cm) de 144, [8] p. ; [12] f. il. ; [8] p. horários CF ; [8] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso guia turístico das praias de Portugal, impresso em papel de superior qualidade. Trata-se da edição original de uma das mais apreciadas obras do autor.
"Subintitulado «Guia do Banhista e do Viajante», este livro de Ramalho Ortigão, publicado em 1876, não é mais do que um roteiro cheio de preciosos comentários que nos guiam pelas melhores praias do nosso país.
A viagem começa a norte, na Foz, e percorre a costa até chegar a Setúbal. Além de fazer a caracterização das praias, indica as precauções higiénicas a tomar, dá instruções sobre como prestar socorro aos afogados e aconselha as mães sobre o modo de tratar as crianças no período balnear."

(Fonte: almedina)
Ilustrado com 12 belíssimas gravuras intercaladas no texto. Na introdução - O mar - Ortigão tece algumas considerações sobre o mar e os seus habitantes com originalidade e graça, utilizando também citações de reputados cientistas. O livro inclui capítulos com conselhos sobre os tratamentos que o mar oferece, os cuidados com a saúde e as precauções a ter com a utilização dos banhos de mar, e ainda instruções de reanimação em casos de afogamento. Termina com conselhos às mães, para iniciar os filhos nos banhos de mar, pelos seus benefícios e bem estar físico. Contém, no final do livro, diversas páginas preenchidas com os horários dos Caminhos de Ferro.
"Assim como quatro quintas partes do corpo humano são agua, assim quatro quintas partes da grande corpulencia do globo são mar. Parecendo separar os homens, o bello destino eterno do mar é reunil-os.
A bacia do Mediterraneo confinava o mundo antigo habitado pelos gregos, pelos phenicios e pelos egypcios. Foi pelo Mediterraneo que partiram as primeiras colonias que povoaram a Africa e a Asia, estabelecendo o principio das nossas relações com o mundo novo. No Egypto, na Pentapotamia e na China as primitivas civilisações seguiram, segundo Humboldt, o curso dos rios e baixaram dos montes ao litoral. Na Phenicia, na Grecia, as primeiras expedições maritimas iniciaram os nossos dominios sobre as forças da natureza.
De tal modo o mar foi o primeiro guia da humanidade.
Amoravel e austero, foi elle que primeiro embalou o berço do homem e que em seguida o acordou para os nobres trabalhos, suggerindo-lhe as primeiras lições do universo."
(Excerto da introdução, O mar)

Índice: I - O mar. II - A Foz. III - Leça e Mathozinhos. IV - Pedrouços. V - A Povoa de Varzim. VI - A Granja. VII - De Pedrouços a Cascaes. VIII - Villa do Conde. IX - Espinho. X - A Ericeira. XI - A Nazareth. XII - A Figueira. XIII - Setubal. XIV - As praias obscuras: Ancora; A Apulia; Lavadores; O Furadouro; A Costa Nova; S. Martinho do Porto; A Assenta; Santa Cruz; S. Pedro de Moel; Porto Brandão; O Alfeite; A Fonte da Pipa. XV - O tratamento maritimo. XVI - Precauções hygienicas. XVII - Socorros aos afogados. XVIII - Reconstituição dos temperamentos e dos caracteres pelo banho frio.
Horarios dos Caminhos de Ferro.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Apresenta leve desgaste nas pastas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário