22 julho, 2017

XAVIER, Caldas - O 20 DE MARÇO OU A REBELIÃO DE ANGOLA E A BOMBA. [Luanda], Composto e impresso na Tipografia Liberty, 1930. In-8.º (21,5 cm) de 207, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Dedicatória (impressa) "a Sua Excelencia o Ministro das Finanças, Dr. Antonio de Oliveira Salazar, cuja acção inteligente, como Ministro das Colonias, interino, se fez sentir nos acontecimentos de Angola, de 20 de Março".
Narrativa referente aos conflitos entre militares em Angola nos primeiros anos da Ditadura, mais tarde conhecida por Estado Novo, que culminaria no assassinato do Tenente Morais Sarmento, na madrugada de 20 de Março de 1930. O sucedido teve grande repercussão na vida política e militar da colónia, que se estendeu à metrópole.
"Nessa noite deitei-me mais tarde; eram perto das duas horas quando recolhi a casa. [...] E, ou porque estivesse muito calôr, ou ainda porque tencionasse levantar-me cedo, o que é certo é que deixei nessa noite as janelas abertas de par em par.
Cêrca das 3 horas acordei sobressaltado: ia jurar que ouvira tiros, que ouvira uma descarga de fuzilaria para os lados do Palácio do Governo.
Mas, poderia lá ser, em Loanda, numa cidade pacata, e aquela hora, semelhante coisa?!
Não, com certeza, que sonhara.
Quando, porém me dispunha a recomeçar o sono, ouvi distintamente tiroteio. Levantei-me de um pulo da cama, muito surpreendido, muito intrigado.
O que haveria?!
Estava quasi vestido quando novamente, soou uma nova descarga, ouvindo, por essa ocasião, gritos lancinantes de mulher; e, tão nitidamente, que supuz que, o que se estava passando, não era muito distante de minha casa..."
(excerto de Tragédia, A Rebelião)
Índice:
Prefácio. «Mea-culpa». Biografias dos 3 aulicos mais chegados do Alto Comissário: João Ferreira Martins; Henrique Augusto da Silva Viola; Alfredo de Morais Sarmento. Antecedentes: A acção política do Alto Comissário; O jornal «Portugal» e a sua orientação; Os inquéritos; Associação Comercial de Loanda; Os assaltos ás lojas maçonicas; Inauguração do Conselho do Governo e a sua segunda sessão; De quem será a triunfo? A Rebelião: Tragédia; Conselho do Governo convocado, pelo Vice-Presidente, Chefe de Rebelião. A Marcha dos Acontecimentos: Do dia 20 de Março a 14 de Abril. Resposta ao livro do Sr. Cunha Leal: Destruindo afirmações. Os ultimos acontecimentos e a bomba.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manuseadas, com defeitos e pequenas falhas de papel.

Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário