15 agosto, 2017

CARVALHO, Fernando Tavares de - PERANTE MIM, O NOTÁRIO DA COMARCA... (Notas à margem da nota). Lisboa, [s.l. - imp. Oficinas Gráficas Casa Portuguesa], 1945. In-8.º (21cm) de [2], 326, [8] p. ; B.
1.ª edição.
Reflexões do autor acerca do trabalho e da carreira notarial.
Valorizado pela sua dedicatória autógrafa ao Prof. Dr. Manuel Rodrigues, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Ministro da Justiça durante o regime do Estado Novo. Mais tarde, crítico da permanência de Salazar no poder, seria "remodelado" (1940).
"Durante o almôço que o Sr. Presidente do Conselho, Doutor António de Oliveira Salazar, ofereceu, aos 5 de Setembro de 1940, em sua própria casa, aos chefes de todos os serviços do Ministério das Finanças, por ocasião da sua substituição, na respectiva pasta, pelo Prof. Dr. João Pinto da Costa Leite (Lumbrales) (num gesto de altíssima delicadeza moral que em mim só radicou, mais e melhor, a admiração cada vez mais profunda que por êle sinto), dirigiu-se êle aos seus convidados num breve discurso, em que, apesar de breve, não deixa de repercutir-se o timbre de uma invulgar penetração das realidades.
Numa dessas passagens, afirmou o Sr. Presidente do Conselho:
«O burocrata é, no simplismo e também por vezes na justeza dos juízos populares, o homem inútil que se compraz em multiplicar as formalidades, encarecer as pretensões, amortalhar em papéis os interêsses, embaraçar os problemas com as dúvidas, atrasar as soluções com os despachos, obscurecer a claridade da justiça em nuvens de textos legais, ouvir mal atento ou desabrido as queixas e as razões do público que são o pão, ou o tempo, ou a fazenda, ou a honra ou a vida da Nação perante o Estado e a sua justiça; trabalhar pouco, ganhar muito e certo; sem proveito e utilidade social, parasitàriamente, sorver como esponja o produto do suor e do trabalho do povo.»
Perante a realidade viva dêste elemento parasitário das nossas repartições, não me restam infelizmente dúvidas de que em burocratas dêste figurino se tornarão os notários, se a evolução do notariado continuar a manifestar-se como até aqui."
(excerto de Serão funcionários públicos os notários, Cap. 6)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas "empoeiradas".
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário