13 agosto, 2017

O GEREZ, estância de cura, de repouso e de turismo : 1929. Pôrto, Composto e impresso na Tipografia Marques, 1929. In-4.º (24cm) de 56 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Apreciada monografia sobre o Gerês - a serra, as termas e as suas belezas naturais. Impressa em papel de superior qualidade e muito ilustrada com bonitas fotogravuras em página inteira.
"As águas medicinais mais valiosas da Europa na serra mais formosa de Portugal, - eis a definição do Gerez.
Já decerto os romanos aqui assentaram arraiais, fundando uma pequena povoação, que veio a dar o seu nome a toda a cordilheira. [...]
Mas vieram os bárbaros, e com eles o esquecimento dos preceitos scientíficos prégados pelos homens de Roma, ao mesmo tempo que outras estradas se abriam, menos íngremes e de melhor piso. O Gerez, então, decaiu por completo. Mas não foi inteiramente esquecida a eficácia das suas águas. Os poucos hepáticos e reumatizantes que se davam ao incómodo de subir a serra, e lá permanecer por algumas semanas, continuavam a apregoá-la. Já então o povo luso se havia convertido ao Cristianismo. E como ninguém soubesse explicar - quási como hoje ainda - os efeitos portentosos do tratamento gereziano, fatal seria que a ânsia de explicação, latente em todas as almas simples, apelasse para o sobrenatural."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação, com excepção das capas que se apresentam soltas com defeitos e falhas de papel.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário