04 dezembro, 2017

COELHO, Maria Teresa Pinto - APOCALIPSE E REGENERAÇÃO: o Ultimatum e a mitologia da Pátria na literatura finissecular. Lisboa, Edições Cosmos, 1996. In-4.º (23cm) de 326, [2] p. ; [16] p. il. ; B.
1.ª edição.
Tese de doutoramento da autora elaborada ao longo dos três anos que lecionou na Universidade de Oxford.
Ilustrada em extratexto, a cores, com três cartas das possessões portuguesas na África Meridional que estiveram na origem do Ultimatum., - a de 1886, a proposta de demarcação territorial, em 1890 (recusada por Portugal) e a definitiva, em 1891. As restantes páginas incluem a reprodução de desenhos satíricos publicados na imprensa da época, visando ridicularizar a "agressora" Inglaterra.
"Este estudo analisa de que forma o Ultimatum britânico de 1890 foi transformado numa catástrofe nacional e até que ponto a literatura da época é reflexo desta visão."
(Excerto da apresentação)
"Muito se tem escrito sobre o Ultimatum. Historiadores, sociólogos, estudiosos das relações internacionais e da história diplomática, críticos em geral se têm debruçado sobre o assunto. O que raramente tem sido abordado é o reflexo do Ultimatum na literatura da época. É esse o objectivo do nosso estudo. Embora se tenha procurado reconstituir brevemente o momento histórico não só com bibliografia secundários mas como com documentos e textos jornalísticos, foi sobretudo com base em textos literários que efectuámos a nossa leitura do acontecimento que tanto traumatizou Portugal nos finais do século passado."
(excerto do prefácio)
Exemplar em bom estado de conservação. Pequeno vinco na contracapa.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário