09 dezembro, 2017

PIMENTA, Alfredo - CARTAS POLITICAS DE SUA MAGESTADE EL-REI O SENHOR DOM MANUEL II. Colligidas por... Com um prefacio de «um monarchico». Lisboa, [Centro Typographico Colonial] - depositaria - Portugalia, 1922. In-4.º (23cm) de [2], 47, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de cartas de D. Manuel II dirigida a diversas personalidades, datadas de 1909 até 1920, onde são abordados, entre outros temas, o clima social vivido antes da revolução de Outubro, o período pós-revolucionário, a conflagração europeia e a assinatura do armistício.
"As Suas cartas teem uma lucidez que encanta, e affirmam uma profundidade de pensamento que impressiona. Nem rethoricas, nem banais. São cartas de um Rei que pensa, e conhece muito bem a responsabilidade da Sua missão. Rei de Portugal, para Elle só ha portuguezes. No dia em que mataram Miguel Bombarda, havia assignatura. El-Rei estava á Sua Secretária, assignando os diplomas do Estado. Nisto, entra um official ás ordens, e dá a noticia, empregando, para definir o assassinado, uma expressão depreciativa. El- Rei poisou a pena, ergueu os olhos do diploma que acabara de assignar, e observou: «porque chama isso ao Bombarda? porque é republicano? Não é razão. Todos têem o direito de ser o que quizerem..."
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas sujas, ligeiramente oxidadas. Assinatura de posse na capa.
Raro.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário