11 dezembro, 2017

PIMENTA, Alfrêdo - ESTUDOS SOCIOLOGICOS. Prefacio de Theophilo Braga. Lisbôa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1911 [1913]. In-8.º (19,5cm) de 271, [1] p. ; E.
1.ª edição.
"Com o titulo de Estudos sociologicos, o Dr. Alfredo Pimenta reuniu em volume uma série de artigos politicos, que tiveram a sua urgente opportunidade e que hoje, alem do merito da sua comprovação doutrinaria, valorisam se como um importante documento historico. [...] Reconhecêmos a sua importancia applicando em Portugal essa doutrina [o positivismo de Comte] nas Soluções positivas da Politica portugueza, e sob o ponto de vista artistico no ideal da continuidade humana na Epopêa da Visão dos Tempos.
A improvisação jornalistica, quasi sempre animada pelas bellezas de estylo, adquire o seu verdadeiro destino social e sobrevive ao momento transitorio, quando é illuminada pelo criterio sociologico. No livro do Dr. Alfredo Pimenta, está representado esse periodo de instabilidade governamental e dissolução dos partidos do empirismo politico a que a Revolução de 5 de Outubro de 1910 pôz termo definitivo; mas os successos que ahi se consignam foram apreciados sob o ponto de vista sociologico, ficando por isso hoje integrados na crise que determinou a transformação do regimen da sophismação da Carta outorgada em um estado social democratico."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Da Magistratura. - A Politica. - A Publicidade do voto. - Republica. - Eleições municipaes. - Evolução e Revolução. - A pena de morte. - Balanço. - Congresso municipalista. - O congresso republicano de 1909. - Divorcio. - Divagando. - Latet anguis. - Catholicos. - A Ditadura. - Conservadores. - Jornalismo. - A obra. - A morte de Ferrer. - A verdadeira doutrina. - Caminho politico. - Christo. - A questão religiosa. - O alcoolismo e a questão social. - A acção do positivismo. - A Moral positiva. - Instrucção e Educação.
Encadernação cartonada recente com dourados na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Ausência da f. anterrosto.
Ex-libris de Luís de Castro Santos na f. de dedicatória.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário