03 dezembro, 2017

PONTE, José de Passos – ORIGENS E RESPONSABILIDADES DA GUERRA DE 1914. Lisboa, Livraria Central Editora de Gomes de Carvalho, 1934. In-8.º (19cm) de 216, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Conferências realizadas na Universidade Popular Portuguesa, de Lisboa, nas noites de 11, 16 e 23 de Novembro de 1933.
“Quinze anos são decorridos desde que os canhões suspenderam a sua voz sinistra através da Europa ensangüentada, e apesar dessa documentação «abundante e autêntica», ainda há muita gente que continua com a mesma opinião formada em 1914 sôbre as origens e responsabilidades do grande crime que enlutou o mundo, influenciadas pelo espírito da Entente, segundo o qual a Alemanha foi a única e exclusiva responsável da guerra…”
(excerto do prefácio)
Matérias:
- As causas profundas da guerra. – Da guerra de 1870 à «Triplice-Aliança». – A política alemã depois de Bismarck. – A aliança franco-russa. – Da «Entente-Cordial» à «Triple-Entente». – A anexação da Bósnia-Herzegovina. – A questão marroquina. – Sob o signo de Poincaré. – As guerras balcânicas. – A caminho da Guerra. – A internacional sangrenta dos armamentos. – Julho de 1914. – A guerra! – As responsabilidades da Guerra e o Tratado de Versailles.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Contém um recorte do Diário de Notícias sobre o caso de Scapa Flow – a destruição da esquadra alemã – que tanta polémica provocou na época.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário