11 fevereiro, 2018

ENSILAGEM. Methodos Modernos. Tratado pratico sobre silos, sua construcção e processos de enchimento; noções exactas e completas sobre a Ensilagem e sua composição; alimentação e rações. Guia do creador e do industrial de lacticionios. Publicado por The Silver Manufacturing Co. Salem, Ohio, U. S. A. Traduzido por Diamantino Diniz Ferreira, Professor de linguas na Escola Nacional de Agricultura, proprietario, director e professor do collegio «Mondego» de Coimbra. Lisboa, Livraria Classica Editora-A. M. Teixeira & Com.ᵗᵃ, 1907. In-8.º (19cm) de XV, [5], 322, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante tratado sobre ensilagem, o primeiro que sobre este assunto se publicou entre nós, exceptuando talvez, uma curta dissertação inaugural sobre o mesmo tema apresentada por Teodoro van Zeller ao Conselho do Instituto de Agronomia e Veterinaria (1892).
Ilustrado ao longo do texto com desenhos, quadros e tabelas.
"Dar noções precisas e fidedignas sobre a construcção do silo e processos de ensilagem; demosntrar com dados positivos e seguros, baseádos no testemunho de auctoridades e no asserto das estações experimentaes, que o estabelecimento de uma granja para exploração de gados não póde ser completo sem que se comprehenda um ou dous silos: tal é o fim que nos propusemos com a publicação d'este livro, cujo assumpto explanaremos d'uma maneira clara, sem flôres de rhetorica nem vôos de imaginação.
Depois do ultimo capitulo inserimos um pequeno vocabulario de termos techicos, afim de que um livro d'esta natureza possa mais facilmente ser comprehendido por todos os leitores."
(Prefácio)
"Poucos lavradores sabiam ha vinte annos o que era um silo e menor ainda era o numero dos que tinham visto um silo ou alimentado o seu gado com silagem.
Hoje os silos são tão vulgares como os celleiros, em muitos districtos agricolas da America e milhares de lavradores abandonariam a lavoura se não pudessem obter silagem para o seu gado, durante a maior parte do anno."
(Excerto da introdução)
Quadro das materias:
I - Vantagem do silo. II - Construcção dos silos. III - Plantas próprias para ensilagem. IV - Ensilagem. V - Alimentação do gado pela ensilagem. VI - Guia do creador de gado.
Exemplar brochado em bom etstado de conservação. Contracapa apresenta pequenas falhas de papel.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar recenseado na sua base de dados.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário